Vila Pavão: conheça esse município capixaba

Vila Pavão está localizado ao norte do Espírito Santo, limita-se com Ecoporanga; Barra São Francisco e Nova Venécia, distante 286km² da capital do Estado, Vitória, 28 km de Nova Venécia e 48 km de Barra de São Francisco.

A população estimada para o ano de 2019 para a cidade de Vila Pavão, conforme dados do IBGE é de 9.208 pessoas e o nome gentílico dos nascidos na cidade é Pavoense

Etnicamente, o município tem predominância de pomeranos, italianos e caboclos.

O município de Vila Pavão foi emancipado de Nova Venécia no dia 01 de julho de 1990 (dia do plebiscito, também considerando o “Dia da Cidade”.

O nome “Vila Pavão” foi colocado por tropeiros que pernoitavam na única casa do “pavão” existente na encruzilhada onde hoje fica o centro da cidade, que tinha em sua varanda o desenho dessa ave.

Vila Pavão caracteriza-se por um clima tropical com temperatura média anual de 23ºC, com mínima de 17ºC e máxima de 34ºC.

A cafeicultura é a principal atividade agrícola do município. Já o granito destaca-se como principal recurso mineral do município.

As belezas naturais das formações rochosas também atraem turistas

Várias “Pedras” dão uma característica especial à região.

São “Pedras” muito visitadas por turistas e praticantes de esportes radicais. Entre elas, podemos destacar a Pedra do Cruzeiro e a Pedra da Igreijona (praticamente dentro do centro da cidade), a Pedra da Rapadura, as Tri Gêmeas e a Pedra da Dona Rita no interior, dentre outras tantas.

Código: Vila Pavão

Festas em Vila Pavão

Tendo a população formada basicamente por descendentes de pomeranos, italianos e africanos, o município de Vila Pavão possui uma diversidade cultural muito rica.

Em decorrência dessa diversidade, acontece anualmente a Festa do POMITAFRO, destinado a representar os movimentos culturais.

A Pomitafro é o maior evento de integração étnica cultural do Brasil. Considerada hoje também a “Festa da Cidade”, a Pomitafro foi criada pelos professores do Centro de Integração de Educação Rural/CEIER EM 1989.

A palavra Pomitafro saiu das iniciais de Pomeranos, Italianos e Afros, principais colonizadores do município e que visa resgatar a identidade histórica e cultural do povo capixaba.

Todos os anos, durante a Pomitafro, as casas de Vila Pavão são enfeitadas para movimentar a cultura capixaba, onde participam dezenas de grupos étnicos vindos de diversas partes do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.

Além da Pomitrafo, a Festa da Colheita”, realizada no mês de julho e a Festa do Padroeiro São Pedro”, compõem o calendário festivo cultural do município.

Outro ponto importante do turismo da cidade é a culinária que apresenta peculiaridade dos imigrantes, como almoços típicos pomeranos e italianos, café coloniais, o (“Brote” pão feijão de farinha de trigo e fubá com ou sem banana).

Para saber mais sobre a cidade entre no site da PREFEITURA, clicando AQUI.

Conhece Vila Pavão? Compartilhe sua experiência conosco comentando neste artigo.

Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *