Conheça o Município Capixaba: Sooretama
A denominação do município de Sooretama tem origem no termo indígena que significa refúgio dos animais silvestres. Sendo assim, apôs sua emancipação política, o município passou a dispor em seu território a Reserva Biológica de Sooretama, unidade de conservação criada em 1969 e administrada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente – IBAMA.
Conforme dados do IBGE, a cidade de Sooretama possui uma população estimada para o ano de 2019 de 30.070 pessoas e o município é constituído apenas do distrito sede.
Possuindo ainda remanescentes de vegetação característica da Mata Atlântica, sendo possível admirar exemplares de fauna e flora de grande beleza, favorecendo um registro fotográfico deste espetáculo da natureza.
Outro grande atrativo do município é a Lagoa Juparanã a segunda maior do Brasil em volume de água. Ela possui contornos sinuosos, dezenas de praias e área para camping.
Sooretama é uma expressão da língua Tupi Guarani que em português significa “Habitat de Animais Silvestres”.
A localização de Sooretama é a norte de Jaguaré; a sul e leste de Linhares; a oeste de Vila Valério e Rio Bananal.
Sua principal avenida é a Rodovia BR 101 que corta o município no sentido norte-sul. Utilizando seu potencial turístico e organizando sua oferta de forma planejada, Sooretama pode atender sua demanda turística de modo a propiciar ao seu turista e visitante uma experiência inesquecível.
Conhecendo a História de Sooretama
Na década de 40, começou a surgir um pequeno povoado ao norte do município de Linhares. Os primeiros moradores de que se tem notícia foram os senhores Passos Costa e Manoel Crescíncio dos Santos.
Um tempo depois, chegou a família do Sr. Manoel Alves (seu Zizi). Com o passar do tempo, este referido povoado ficou conhecido como Córrego Manoel Alves.
Em 1950, houve uma grande estiagem que atingiu toda a região norte do estado, onde quase todos os córregos estavam secos, menos o Córrego Manoel Alves, por seu rico manancial que abastecia a localidade. Foi a partir daí que surgiu o nome Córrego D’água, distrito de Linhares, com uma mata ainda virgem a ser desbravada.
Passados alguns anos, já na década de 80, surgiram os primeiros rumores de uma possível emancipação. Só em 1990 um pequeno grupo reuniu-se para formar uma comissão e dar início ao processo de emancipação.
Leia Também: Conhecendo a Cidade de Irupi
O primeiro plebiscito foi realizado em 18/03/1990, mas foi derrotado, com comparecimento insuficiente dos eleitores para a votação. Ao mesmo tempo, foi confirmado o segundo plebiscito, para menos de um mês antes do primeiro, e novamente o povo não compareceu às urnas.
Como o grupo organizador era insistente, esperou a modificação na lei, de modo que o próximo plebiscito não dependesse da porcentagem do comparecimento dos eleitores, mas sim do número de votos “sim” e “não”, acreditando que a emancipação de Córrego D’água de Linhares traria benefícios ao novo município.
A população então se mobilizou e trabalhou a frase “Eu quero Sooretama, quero SIM”.
Então no dia 13/03/1996 foi realizado o terceiro plebiscito, que por uma manifestação democrática fez-se história. No dia 31 de março de 1994, através da Lei Estadual nº4.69, sancionada pelo governador o Exmº Sr. Albuíno Azeredo, nasce o município de Sooretama, desmembrado de Linhares.
Em 3 de outubro de 1996 foi realizada a primeira eleição para prefeito, sendo eleito o Sr. Esmael Nunes Loureiro para prefeito e o Sr. Antônio Maximiliano dos Santos para vice-prefeito, juntamente com nove vereadores.
O nome Sooretama originou-se da Reserva Biológica de Sooretama, que passou a pertencer ao território do novo município.
Para obter mais informações sobre a cidade de Sooretama, entre no site da prefeitura clicanco AQUI
Conhece o Municipio de Sooretama? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários deste artigo