São Roque do Canaã

São Roque do Canaã foi fundada no final do século XIX por colonos italianos que desceram o Vale do Canaã oriundos da recém formada Santa Teresa e fixaram-se às margens do Rio Santa Maria do Rio Doce.




Pequeno relato da história local

Depois de muita luta e já com a imigração alemã, desenvolveu o comércio agrícola e pequenas indústrias. Está localizado na Micro Região Central-Serrana do Estado do Espírito Santo, distante 120Km da capital Vitória.

Os nascidos no município recebem o nome gentílico de são-roquense e a totalidade da população no ano de 2010, conforme dados do IBGE, é de 11.273 pessoas. O município é constituído de 3 distritos: São Roque do Canaã, Santa Julia e São Jacinto. 

É ligada à Santa Teresa e Colatina pela Rodovia ES080, estando limitado ao norte por Colatina, ao sul com Santa Teresa, a leste com João Neiva e a Oeste com Itaguaçú.

O povoamento de São Roque do Canaã e arredores iniciaram-se com a chegada de 744 famílias italianas, que viajaram do Rio de Janeiro a Vitória a bordo do navio de guerra Werneck. A cidade faz parte da Região dos Imigrantes como rota turística capixaba.

Código: ST33jkk44

O município de São Roque do Canaã foi criado em 15 de dezembro de 1995, pela Lei nº 5.147, desmembrado de Santa Teresa, e instalado em 1º de janeiro de 1997. O município que é basicamente agrícola destacamos cultivo do café, cana de açúcar, tomate, diversas variedades frutíferas, em mais especifico a goiaba, entre outros.

O nome São Roque do Canaã foi adotado, em homenagem ao Vale Canaã e, para diferenciar-se de outras cidades que possuem o nome de São Roque. Pela lei municipal nº 016/97, ficou instituído o dia 16-08 como feriado municipal do dia do Padroeiro São Roque.

A cana de açúcar é estimada para a produção de aguardente, produzida em 31 alambiques, que formam a rota da cachaça na comunidade de São Dalmácio, responsáveis por grande produção do estado.

Feriados e Datas Comemorativas Municipais

  • Emancipação – 25 de agosto.
  • Padroeiro do Município – 16 de agosto.

O que visitar?

Museu da Família Melotti

A propriedade foi adquirida em 1905 pela família Melotti, o Casarão foi construído em 1908 e o museu foi organizado pela família em 2000. Localizado no distrito de Santa Julia, o Sítio Felício Melotti é uma espécie de museu particular da família, descendente dos pioneiros do local.




Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *