SÃO MATEUS-ES
A cidade de São Mateus é destaque do turismo capixaba com diversas opções das quais podemos destacar:
O carnaval em Guriri; A Igreja Velha; A Igreja Matriz; O Museu Municipal; O Mercado Municipal e o Sítio Histórico composto por 33 edifícios, casas e sobrados.
A cidade recebeu o nome de São Mateus por ter sido visitada pelo padre José de Anchieta em um dia 21 de setembro de 1544 (dia do evangelista Mateus).
A cidade de São Mateus já pertenceu à Comarca de Porto Seguro (Bahia). Assim, tornou-se uma vila e foi construída a Igreja Matriz, mantendo sua estrutura inicial até os dias de hoje, situada na Praça Principal da cidade.
Na agricultura, São Mateus se dedicava à produção de farinha de mandioca, cana de açúcar e cereais e à exploração de madeira.
Ao visitar a cidade é possível perceber nos casarões da cidade a arquitetura portuguesa. O que é muito bonito.
Conforme dados do (IBGE), o município é constituído de 5 distritos: São Mateus, Barra Nova, Itauninhas, Nestor Gomes e Nova Verona.
É a oitava cidade mais populosa do estado, com 109.028 pessoas (censo 2010).
É o segundo município mais antigo do estado, sendo Vila Velha o mais antigo.
O que visitar?
IGREJA VELHA
Um dos monumentos mais antigos da cidade, projetada pelos jesuítas no século XIX e construída por escravos com argamassa de óleo de baleia e cal.
IGREJA MATRIZ
A primeira construção da cidade, edificada pelos jesuítas em 1794. Localizada na Praça Principal do município. Na parte superior da torre está o túmulo de Dom José Davit, primeiro bispo de São Mateus.
MUSEU MUNICIPAL
O local foi construído em 1794 e é dividido em dois espaços.
Na parte de baixo estão expostos peças da época da escravidão, resquícios da presença indígena na região e utensílios desse povo, assim como uma funerária de cerâmica de origem tupi, além de ferramentas e outras antiguidades.
Na parte de cima estão móveis, louças e quadros que contam a história da cidade e da cultura da região.
Uma curiosidade do local é que já abrigou a cadeia municipal na metade do século XX e a sede municipal até a década de 1980.
MERCADO MUNICIPAL
Um verdadeiro ponto de encontro da gastronomia, pessoas interessantes e boa música.
O espaço foi construído na década de 1960 e já passou por muitas reformas, recebendo alguns mosaicos que retratam a cultura e a economia local.
Como Chegar: da Capital Vitória, siga pela BR-101. Na rotatória, pegue a primeira saída e mantenha-se na BR-101. Vire à direita na ES-315, depois passe pela BR-381.