Rio Novo do Sul

Localizado às margens da Rodovia BR 101 na região sul do Estado do Espírito Santo, o município de Rio Novo do Sul tem sua colonização iniciada por meio da fundação da Associação Colonial do Rio Novo, aprovada pelo Decreto Imperial n° 1.566, de 24 de fevereiro de 1855, que pretendia criar um núcleo de colonização por meio da venda de lotes a qualquer estrangeiro que desejasse ali se estabelecer.




Chegaram primeiro os suíços. Mais tarde se transformou em Imperial Colônia do Rio Novo, com alguns direitos e responsabilidades assumidas pelo Império.

Vieram imigrantes de diversas nacionalidades, tais como: austríacos, alemães, belgas, holandeses, franceses e, especialmente, italianos.

Seu crescimento econômico inicial deve-se ao auge da produção cafeeira, tendo ainda hoje, grande produção deste item. A população estimada em 2018, conforme dados do IBGE é de 11.618 pessoas.

Seu relevo possibilita a visão curiosa da Pedra do Frade e da Freira, monumento natural de rara beleza, cheia de lendas e histórias que fazem desta região, uma opção de lazer e contemplação da natureza.

O município é constituído de 2 distritos: Rio Novo do Sul e Princesa. E quem nasce na cidade recebe nome gentílico de rio-novense-do-sul. A cidade compõe a Bacia do Rio Novo, juntamente com os municípios de Iconha, Itapemirim, Piúma e Vargem Alta.

A cidade está situado na Mesorregião Espírito-Santense e na Microrregião do Litoral Sul Espírito-Santense. E localiza-se ao Norte com o Município de Alfredo Chaves, a Leste com os Municípios de Iconha e Piúma, ao Sul com o Município de Itapemirim e a Oeste com o Município de Vargem Alta.

Código:RNS D33044

O que visitar?

Gruta Maria Drumond

Trata-se de um monumento sobre um bloco verdejante, próximo à capelinha, avista-se um imenso bloco de pedra que, debruçando sobre outros menores, deixa debaixo de si uma enorme abertura com 550m² e 40m de altura.

Essa gruta, situada em um terreno que pertencia a D. Maria Drumond possuía uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que fora doada por D. Lilia Souza Viana e destacava-se imponente sobre uma pequena pedra. Sobre a lapa, fluía fonte de água potável onde, anos atrás, as pessoas, munidas de moringas, iam em busca de água.

Como chegar?

Rua Major Caetano, Centro da cidade.

Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua

A igreja foi construída por volta de 1900 e passou por várias reformas. A fauna atual de igreja é oriunda da última reforma realizada na mesma, no ano de 1962.

O artístico sino fundido em bronze, que atualmente ornamenta as torres da igreja Matriz, foi um presente pessoal de Sua Majestade à capela da colônia de Rio Novo.

Como chegar?

Rua Major Caetano, Centro.

Biblioteca Municipal Pública de Rio Novo do Sul

Possui recursos audiovisuais (vídeo e televisão) e rico acervo didático.

Como chegar?

Rua Maria Nascimento Costa, s/n.

Festas

Festa do Padroeiro Santo Antônio

Evento realizado pela Igreja Católica e pela comunidade. Acontece uma missa especial e depois há barracas de comidas e bebidas, com música em área pública. Essa festa ocorre no final do mês de junho na Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, Centro.

Conhece o município de Rio Novo do Sul? Compartilhe conosco o que achou da cidade.

Rio Novo do Sul é Capixaba. Conheça o estado do Espírito Santo.




Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *