PARQUE MOSCOSO – Vitória

O centenário Parque Moscoso é cartão postal do estado do Espírito Santo, localizado no bairro de mesmo nome, tombado como patrimônio Cultural pelo Conselho Estadual de Cultura, é o mais antigo da cidade de Vitória com aproximadamente 24 mil metros quadrados de área, inaugurado em 1912, considerado um ambiente de tranquilidade em meio a correria do centro da capital.

O Parque Moscoso é o parque mais antigo da cidade e um dos mais queridos pela população, com fauna e flora que faz parte da história e cultura do município.

Rodeado por ambiente residencial e com pequenos comércios. Ponto de passagem de muitos ônibus que trafegam em direção a rodoviária, direção à saída da cidade para o sul ou para os bairros da Grande Vitória direção Vila Velha.

É bem no centro da capital capixaba e realçam as suas palmeiras também centenárias. Já foi um mini zoológico. Hoje, serve como lugar de descanso pela vegetação, com pista de caminhada interna, algumas mesas com jogos de damas, parquinho para crianças e duas lanchonetes.

Uma família de Araras sempre visita o parque no final do dia, aumentando o encanto do visitante pelo local.

Em maio de 2012, foi celebrado os 100 anos do parque. Um ótimo local para passear, sem pressa e dar uma pausa na vida corrida do dia a dia.

Perfeito para crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade. Tem desde campo de futebol a academia gratuita e disponível de 6hs até 19hs.

Possui um lago com peixes e duas ilhas, cortado por pontes e alamedas formadas por árvores típicas da Mata Atlântica. Legal para passar um tempo com o ambiente agradável que ele proporciona.

UM PARQUE BOÊMIO

No parque existe a Concha Acústica, um palco onde acontecem atrações culturais durante o ano todo, com arquibancada para os visitantes e amantes da boemia.

O parque é cortado por pontes de concreto que imitam a textura de troncos. O parque também conta com uma Academia Popular da Pessoa Idosa e sinal de internet livre do Vitória Online

“Estar com a natureza é muito bom, esse lugar é um pedacinho do céu no meio do caos do dia-a-dia e do trânsito. Recomendo sempre dar uma passadinha”. Diz a visitante empolgada

O verde distrai do barulho do Centro da cidade. A entrada é gratuita e o parque é bem movimentado.

“Antigamente havia jacarés macacos hoje tem poucos mas ainda tem bastante verde peixes patos dá pra fazer piquenique com os menores e melhor grátis”. Comenta a moradora do bairro.

“Um verdadeiro oásis dentro do Centro antigo de Vitória. Basta entrar no Parque para respirar aliviado e deixar do lado de fora todo stress do dia a dia”. Fala outro morador.

Certamente vale a pena visitar o Moscoso. Sua localização é privilegiada. Fica bem próximo à área portuária do estado e também perto da rodoviária, uns quinze minutos de caminhada e o local conta sempre com a presença da guarda municipal.

O Parque Moscoso tem fontes, caminhos, árvores, recantos para descanso, bancos, alamedas, muita sombra o que é propício para um passeio num local muito agradável. Além de vários lagos, pontos e caminhos muito bom para caminhadas!

O parque é pequeno, mas aconchegante, mantem postes de sua áurea época, dando a sensação de voltar no tempo.

Para quem quer passar uma tarde ou uma manhã tranquila com a família, este é o lugar certo.

No final de ano recebe uma iluminação especial que o deixa ainda mais belo.

Uma caminhada e uma bela foto não pode faltar.

Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *