Parque Estadual Cachoeira da Fumaça em Alegre no ES

O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça foi criado quando o então o Governo do Estado, atendendo uma demanda dos moradores dos municípios de Alegre, Guaçuí e Castelo e de outros Estados da Federação, desapropriou uma área de 27ha, coberta basicamente de pastagem, mas que continha em seu interior a cachoeira do rio Braço Norte Direito ou Cachoeira da Fumaça, que atraía milhares de visitantes devido à sua grande beleza cênica.




Os principais afluentes em Alegre são os Rios Braço Norte Direito e Rio Braço Norte Esquerdo, que cortam vários trechos do município.

O rio Braço Norte Direito além de contribuir com a beleza cênica do local, através da Cachoeira da Fumaça com seus 140 metros de queda, é um afluente do rio Itapemirim, abastecendo vários centros urbanos.

O seu entorno caracteriza-se pela cafeicultura e pecuária leiteira e de corte, em pequenos módulos rurais inferiores a 25ha. A região vem sofrendo com desmatamentos clandestinos para expansão da fronteira agrícola e fonte alternativa de energia e com o uso indiscriminado do fogo e de agrotóxicos, apesar de toda fiscalização no local.

O município é constituído de 8 distritos: Alegre, Anutiba, Araraí, Café, Celina, Rive, Santa Angélica e São João do Norte.


Conheça a Cidade de Alegre Neste Artigo: Alegre: Cidade Jardim


Cachoeira da Fumaça

O rio Braço Norte Direito forma a Cachoeira da Fumaça, com seus 140 metros de queda, contribuindo com a beleza cênica do local. Apresenta queda sobre uma enorme pedra, formando na sua parte mais baixa vários poços e piscinas ideais para banho.


Veja as Fotos da Cachoeira da Fumaça na Página do Facebook


As águas são frias e límpidas, entretanto, existem diversos pontos de lançamentos de efluentes líquidos em Ibitirama que, temporariamente, impedem o uso público da cachoeira, devido à alta colimetria.

O seu entorno caracteriza-se pela cafeicultura e pecuária leiteira e de corte, em pequenos módulos rurais inferiores a 25 ha.

Como Chegar: seguir pela BR-482 por cerca de 10Km em direção ao Distrito de Celina, pegar estrada não pavimentada à direita da pista em direção ao distrito de Araraí.




Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *