Município de Ibatiba

No entorno do Caparaó localiza-se Ibatiba, uma cidade que se desenvolveu ao longo da BR-262. Por este fator, é uma cidade em franca expansão, embora ainda preserve suas Características interioranas.




Conforme dados do IBGE a população estimada no município para o ano de 2018 é de aproximadamente 25.732 pessoas. E as pessoas que nascem na cidade recebe o nome gentílico de ibatibense.

Os primeiros moradores do município, ali se instalaram no final do século XIX. As terras onde está localizado foram doadas por Manoel da Silveira à Igreja Nossa Senhora do Rosário e recebeu o nome de distrito do Rosário por pertencer a Iúna.

Por volta de 1944 passou a denominar-se Vila de Ibatiba. Nesta vila estabeleceram-se imigrantes do Oriente Médio que desenvolveram o comércio local, realizando através dos tropeiros e agricultores do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Em 1964, o IBGE alterou o nome do Distrito para Ibatiba. O desenvolvimento econômico e o crescimento populacional do município obtiveram um grande impulso a partir de 1969 com a inauguração da Rodovia BR-262, que liga Vitória a Belo Horizonte.

Leia Também o artigo: Casarões de Ibatiba: arquitetura rural capixaba

Ibatiba passa a demandar diversos serviços e investimentos públicos e privados, como a infra-estrutura básica, saneamento, habitação, educação e emprego em nível muito superior àquele que até então exigia.

No setor turístico do estado do Espírito Santo, Ibatiba faz parte da Região do Caparaó.

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

Patrimônio Cultural

O Patrimônio Cultural da cidade é bastante significativo, com suas propriedades rurais em pleno preparo para, em um futuro próximo, estarem em condições competitivas para a modalidade turística implantada no meio rural. Ibatiba também é uma cidade rica no que se referem ao meio ambiente preservado e nativo, com várias cachoeiras, vales e pedras.

Morro do Cruzeiro

Montanha com cerca de 100m de altura. Pouco abaixo do seu topo existe um cruzeiro de frente para a Sede, construído em concreto e ferragem, com iluminação automática noturna, sendo visto de qualquer parte da cidade, além da torre de televisão. O morro é bastante visitado por proporcionar uma vista de toda a cidade e de várias cadeias de montanhas.

Como Chegar: partindo da Sede, percorrer aproximadamente 300m até a entrada do sitio do Sr. Durval Dias Santiago. Virar à esquerda e seguir por mais 900m de estrada não pavimentada.

Vale dos Dinossauros

O nome Vale dos Dinossauros é utilizado como referência ao local pelos próprios moradores, portanto, não representa um nome oficial.

Código: D330u44

Trata-se de uma paisagem com muitos rochedos e montanhas, formando um conjunto grandioso possível de ser avistado a vários metros, já na chegada da localidade de Criciúma. Avistam-se algumas corredeiras sobre as pedras, especialmente nos dias chuvosos.

A região foi alvo de escavação em busca de metais valiosos, quando foram abertas valas no chão e um túnel de quase 2m de altura, mas não se sabe ao certo o seu comprimento. No local onde a vala foi aberta (e depois fechada) há pedaços de uma formação rochosa que desperta curiosidade pelas suas cores e texturas, ainda não há estudos que denominem melhor esse material encontrado.

Em uma das partes do vale encontra-se o centenário jequitibá nativo da região, com cerca de 150 anos e 14m de circunferência. A região ainda é inexplorada quanto ao potencial de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Como Chegar: seguir pela Rodovia BR-262 e depois pela Estada para Lajinha – MG por 8 Km até a entrada para Criciúma (há placa de sinalização). Deste ponto, percorre-se mais 03 Km de estrada não pavimentada, de onde surgem as primeiras imagens do vale.

Conheça Ibatiba. Conheça o estado do Espírito Santo.




Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *