Município de Boa Esperança

O Município Capixaba de Boa Esperança foi desmembrado do Município de São Mateus em 28.12.63 pela lei nº 1912, publicada no D.O.E. em 04.01.64, tendo sido instalado em 03/11/64.

Um dos últimos refúgios indígenas, Boa Esperança foi terra habitada pelos índios Botocudos. No inicio do século passado eles ainda eram os legítimos donos daquelas terras, até que a exploração de suas florestas, promovida para construção de serrarias fez desaparecerem a rica fauna e flora, expulsando os índios da região.




Na década de 40, o que ainda restava dos Botocudos foi transferido para postos que o Governo organizou em Minas Gerais e na Bahia. A migração branca entrava, assim, em ritmo cada vez mais acelerado com o aparecimento de novas casas e povoações.

A partir de 1950 os italianos começaram a chegar à região e a economia foi intensificada com a monocultura do café, aliada à extração de madeira que ainda continuava a ser feita pelos desbravadores.

Com uma área de 428,61 Km², o município de Boa Esperança está localizado na região norte do Estado do Espírito Santo, limitando-se ao Norte com o Município de Pinheiros, ao Sul com Nova Venécia, a Leste com São Mateus e a Oeste com Ponto Belo.

À distância até a capital do Estado é de 280 km tanto pela rodovia ES-130 via Nova Venécia totalmente asfaltada, como pela BR-101 via São Mateus, também totalmente asfaltada.

Hoje o Município é composto pelos Distritos do Sobradinho, Quilômetro Vinte, Santo Antônio e Bela Vista

Aspectos Turísticos

Quanto aos aspectos Turísticos, o município de Boa Esperança oferece alguns atrativos turísticos com paisagens naturais ideais para quem aprecia o contato com a natureza.

O mercado de eventos da área de agroturismo vem mostrando um crescimento anual bastante significativo, evidenciando a preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Esse potencial reafirma a capacidade de expansão econômica, sobretudo, no turismo. Dentre os destaques turísticos podemos citar a Pedra da Botelha, Símbolo Municipal, e a Pedra Presidente.

Conhece o Município de Boa Esperança? Compartilhe Conosco nos Comentários deste Artigo.




Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *