Município de Apiacá-ES

Considera-se que os primeiros habitantes do município de Apiacá foram os índios Puris, procedentes das nascentes dos rios Doce e Itabapoana, na Serra do Caparaó. O município de Apiacá está a 210 km da capital do estado do Espírito Santo.




Limita-se ao norte e ao leste com o município de Mimoso do Sul; ao sul com o estado do Rio de Janeiro, divisando com o município de Bom Jesus do Itabapoana – RJ tendo o rio Itabapoana como divisor, e oeste com os municípios de Bom Jesus do Norte e São José do Calçado.

O nome da cidade diz respeito a uma espécie de marimbondo de notável agressividade existente na localidade, em épocas remotas. Mas o município não tem nada desta agressividade, tratando-se de uma cidade interiorana, tranquila, com praças e lindos jardins floridos, com baixo índice de violência e alto índice de qualidade de vida.

O clima é tropical e caracterizado, sobretudo, por duas estações muito distintas: uma razoavelmente chuvosa, no verão e outra seca, no inverno.

No folclore destaca-se a Folia de Reis, da Pratinha, que se apresenta às festividades rurais.

Leia também: Folia de Reis: festa e cultura capixaba

Na cidade de Apiacá, as festas típicas do laço de corda com duas pistas, uma na sede e uma no interior, movimentando a cada evento que se alterna bimestralmente com a participação de 2.000 pessoas, com premiações e shows com artistas da terra.

Código: AAD33044

Pontos Turísticos

Cachoeira Santa Fé

A Cachoeira está localizada nas proximidades de Santa Fé numa área a aproximadamente 300 m acima do nível do mar e apresenta águas claras.

A estação

A estação se chamava originalmente José Carlos. O nome foi alterado nos anos 1940 para Iuru. Parece que o nome novo não pegou, porque a estação, hoje ainda em pé, tem no dístico o nome antigo de José Carlos… Pouco depois da estação de Iuru, no sentido de Bom Jesus do Norte, havia um ramal que atravessava o rio Itabapoana e chegava à usina de açúcar de Santa Isabel.

Festividades

Festa de Emancipação

A Festa de Emancipação do Município é comemorada nos dias 23 a 26 de julho sendo a principal festa religiosa do Município, com atividades religiosas (missas, procissão) e sociais (bailes, shows em praça pública, barraquinhas, barracas de chope, etc.).

Na festa são entregues Títulos de Cidadão Apiacaense a cerca de 06 moradores que contribuem para a valorização da Cidade durante o ano.

Onde ficar

Hotel Sant’Ana R. Jerônimo Monteiro, 13, Centro, Apiacá, ES. Telefone: (28) 3557-1308




Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *