Mimoso do Sul

A cidade de Mimoso do Sul localiza-se em terras de fortes tradições culturais, onde a memória se encontra registrada através das edificações, como o Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana e de manifestações da cultura popular, como o Folclore e o Artesanato, preservado e expressivo.

A população estimada em 2018 é de 26.191 pessoas, conforme dados do IBGE e para os nascidos na cidade recebem o nome gentílico de mimosense.



Em divisão territorial, o município de constituído de 7 distritos: Mimoso do Sul, Conceição do Muqui, Dona América, Ponte de Itabapoana, Santo Antônio do Muquí, São José das Torres e São Pedro de Itabapoana.

Mimoso do Sul é um município com vocação para o Turismo Histórico Cultural. Porém, não pode ser desprezado o ambiente natural onde se encontra este riquíssimo acervo da memória do Município.


Leia Também: Domingos Martins: Cidade do Verde


Os Picos e as corredeiras propiciam além de atividades contemplativas, a prática de esportes radicais.

Município localizado a Norte de Alegre, Jerônimo Monteiro e Muqui; ao Sul de Campos dos Goytacazes-RJ; a Leste de Presidente Kennedy e Atílio Viváqua e a Oeste de Apiacá e São José do Calçado.

A economia baseia-se na agricultura e pecuária, onde o café sempre teve um destaque especial, compondo com requinte o patrimônio histórico do município, identificado singularmente nas Fazendas de Café.

Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico de Mimoso do Sul

A ocupação do território geográfico que hoje corresponde ao Município de Mimoso do Sul e seus distritos, a partir do posseamento de terras por mineiros e cariocas e posteriormente por italianos, samarinenses e sírio-libaneses, produziu uma arquitetura rural rica e diversificada, caracterizada pela implantação em grandes latifúndios que hoje se encontram em sua maioria com problemas de abandono por parte de seus atuais proprietários.

A sede urbana do Município de Mimoso do Sul foi elevada a categoria de cidade e sede administrativa municipal em 1930. Historicamente, a dinâmica econômica surgiu a partir da introdução das lavouras de produção cafeeira de seus distritos, escoada inicialmente pelo Porto da Limeira, e a partir do final do século XIX, por via ferroviária.

Esta mudança no sistema de locomoção fortaleceu a economia do então Distrito de Mimoso do Sul, que posteriormente passou a sediar a comarca em função do seu desenvolvimento econômico.

A cidade se expandiu a partir do entorno da estação ferroviária e às margens do Rio Muqui do Sul. Na Avenida Rubens Rangel, nas ruas Presidente Vargas e Dr. José Coelho dos Santos, bem como na Praça Coronel Paiva Gonçalves, estão concentrados o acervo arquitetônico tradicional caracterizado pelo sistema construtivo adotado durante o período da produção da arquitetura eclética brasileira, com suas platibandas, telhados em estrutura de madeira e telhas francesas.

A influência da arquitetura à moda inglesa contribuiu para a expressividade principalmente das estações ferroviárias da sede e dos distritos de Dona América e Ponte de Itabapoana e algumas edificações de grande valor arquitetônico como a Máquina de Pilar Arroz” e a Fazenda Palestina.



A arquitetura produzida na sede municipal se caracteriza pela influência do ecletismo no início do século XX e do movimento moderno tardio na década de 60. Nos distritos, a arquitetura urbana também vai sofrer influências destas duas tendências arquitetônicas.

Com o dinamismo econômico e a dificuldade de gestão do patrimônio cultural nos últimos 15 anos as construções começaram a sofrer um acelerado processo de renovação.

Entretanto, algumas construções expressivas ainda se mantêm preservadas tanto na sede do município como em seus distritos.

O que visitar

Cristo Redentor

O monumento é uma réplica da estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, com a diferença de estar sob uma esfera que simboliza a Terra. Do mirante pode-se ter uma das mais belas vistas da cidade de Mimoso do Sul.

Teatro Stênio Garcia

O cine-teatro, construído na década de 50, foi reformado na década de 90, recebendo o nome da grande personalidade nascida no município, o ator Stênio Garcia. Atualmente funciona regularmente como cinema.

Conhece a cidade de Mimoso do Sul? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários.



Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *