Conheça o Município Capixaba: Laranja da Terra

O município de Laranja da Terra, situado na região das Montanhas Capixabas do Estado do Espírito Santo, faz divisa ao Sul com o município de Afonso Cláudio, ao norte com o município de Baixo Guandu e Itaguaçu, ao leste com o município de Itarana e a oeste com o Estado de Minas Gerais.



Emancipado no dia 10 de maio de 1988 do Município de Afonso Cláudio, através da Lei Estadual nº 4.068/88 e que ainda guarda rara beleza natural, destacando-se as formações rochosas que emolduram seu relevo e ainda o clima ameno, que proporciona uma excelente qualidade de vida aos habitantes e visitantes.

A população estimada  para o ano de 2019 é de 10.947 pessoas, conforme dados do IBGE e para os nascidos no município recebem o nome gentílico de laranjense.

A colonização da área antes ocupada pelos índios Goytacazes e Tupiniquins à época do descobrimento do Brasil e posteriormente por índios botocudos iniciou-se a partir de fins do século XIX com a criação da Colônia de Santa Leopoldina, desbravada inicialmente por fluminenses e mineiros.

Antigamente, antes de 1870, ainda sob a jurisdição do Porto do Cachoeiro de Santa Leopoldina, ao fazerem a medição de terras e chegando perto de um córrego, deparou-se com um pé de laranja de uma variedade muito rústica.

Convencionou-se que se tratava de um pé de Laranja da Terra. A partir daí o córrego recebeu este nome, mais tarde o distrito e, por último, também o nosso município.


Leia Também: Conheça o Município de Pancas


À partir daí vieram então incorporar a população, outras culturas, como os Pomeranos, os Alemães, os Portugueses em menor número os Italianos e os Quilombolas. A povoação se deu principalmente no distrito de Criciúma, e em seguida na região de Taquaral, Joatuba e a região de Vila de Laranja da Terra.

Atualmente Laranja da Terra é composto pelos Distritos da Sede, Joatuba, Sobreiro e o recém criado São Luiz de Miranda.

Em 6 de maio de 1988 a vila de São João de Laranja da Terra é elevada à categoria de cidade e transformada em sede de um novo município, pela Lei estadual nº 4.068, desmembrado do de Afonso Cláudio, e em 1º de janeiro de 1989 o município é instalado.

Código: Laranja da Terra

Feriados e Datas Comemorativas de Laranja da Terra

  • 10 de maio – Emancipação Política;
  • 24 de Junho – Festa do Padroeiro “São João Batista” (Sede);
  • 24 de Junho – Festa da Colheita no Distrito de São Luiz de Miranda;
  • 01 de Julho – Festa da Colheita no Distrito de Joatuba;
  • 22 de Julho – Festa da Colheita na Sede de Laranja da Terra;
  • 23 de Julho – Festa da Colheita no Distrito de Sobreiro;
  • 05 de Agosto – Festa da Colheita no Distrito da Vila de Laranja da Terra;
  • 31 de Outubro – Comemoração do Dia da Reforma (Igreja Luterana) – Sede;
  • 2º Domingo de Dezembro – Festival de Concertina (Sede);

Cinco Pontões

Na realidade são nove cumes que vistos do leste parecem ser cinco e à primeira vista lembram os imensos paredões dos cerros patagônios, cenário inimaginável no Brasil.

Devido à sua forma os picos foram batizados de: Foca, Filhote da Foca, Língua de Boi, Pontão Rachado e Pontão Grande.

A Foca é uma grande conquista em estilo alpino feita em 1971, sua classificação é 5º Visu A1 em quatrocentos metros em grampinhos de ¼ muito distantes.

O Filhote da Foca com duzentos metros de extensão foi conquistado em 1973, seu início é o maior teto do Brasil com cerca de 30 metros, classificado em A3.

O Filhote também possui uma outra via que é a variante Fiapo de Alambique. A Língua de Boi (1974) é um longo artificial em grampos de ¼ Salewa com cerca de 350 metros.

O Pontão Rachado apresenta duas rotas para sua ascensão, uma canaleta de duzentos metros com chaminés, e um costão de trezentos metros, ambos sem grandes dificuldades. O Pontão Grande com 1.150m de altitude possui um costão que dá acesso ao cume.

Em cima do Pontão Grande existe um anfiteatro de agulhas onde o destaque é o Pontão 17 de Julho conquistado em 1970.

Saiba mais sobre a Município Laranja da Terra no SITE DA PREFEITURA.

Conhece a Cidade de Laranja da Terra? Comente Conosco Neste Artigo.



Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *