ITAÚNAS – Conceição da Barra
Itaúnas fica a apenas 25 quilômetros da sede de Conceição da Barra. Conhecida como “Cidade de Areia” a vila se localiza no extremo norte do litoral capixaba, quase na divisa com a Bahia, pertencente ao município de Conceição da Barra.
Itaúnas sempre foi um local privilegiado pelas belezas naturais, com dunas que podem chegar a mais de 30 metros, sendo um de seus atrativos mais lembrados, juntamente com o forró pé de serra.
Há registros arqueológicos que indicam que povos pré históricos viveram na localidade por cerca de mais de 2.500 anos.
Leia Também: Município de Conceição da Barra
A região é um dos locais mais procurados para o turismo capixaba.
O município abriga também a Vila de Itaúnas que teve início no século XVIII. Um grande desastre ecológico, fruto do desmatamento desordenado da região, fez com que o núcleo histórico primitivo fosse soterrado por imensas dunas de areia.
O lençol arenoso soprado pelo vento nordeste invadiu casas e cresceu progressivamente, soterrando toda a vila. Em 1964, ainda existiam vestígios das últimas casas.
Fugindo do desastre ecológico ocasionado pela degradação da restinga entre a vila e o mar, os moradores, em geral pescadores, foram se estabelecer na margem oposta do Rio Itaúnas, dando início ao atual povoado. Itaúnas fica a 25km de Conceição da Barra.
A praia se estende da Foz do Rio Itaúnas até os limites do Estado da Bahia. A vegetação típica da restinga é mais visível nas proximidades da praia.
Na década de 80 do século XX, as dunas e todo o sítio arqueológico foram tombados pelo Conselho Estadual de Cultura.
Em 1991 a região foi transformada em Parque Estadual com uma área de 3.150 hectares, que vai desde a
Foz do Rio Itaúnas em Conceição da Barra, até a Foz do Riacho Doce, no limite com o Estado da Bahia. Manguezais, rios, alagados, restinga e praia constituem esta área.
Na Vila de Itaúnas está instalada uma estação ecológica que desenvolve pesquisas a respeito das tartarugas marinhas, através do Projeto TAMAR-IBAMA. O Projeto TAMAR tem por finalidade a proteção e pesquisa de tartarugas marinhas em 38km de extensão de praias.