ITAÚNAS – Conceição da Barra

Itaúnas fica a apenas 25 quilômetros da sede de Conceição da Barra. Conhecida como “Cidade de Areia” a vila se localiza no extremo norte do litoral capixaba, quase na divisa com a Bahia, pertencente ao município de Conceição da Barra.

Itaúnas sempre foi um local privilegiado pelas belezas naturais, com dunas que podem chegar a mais de 30 metros, sendo um de seus atrativos mais lembrados, juntamente com o forró pé de serra.

Há registros arqueológicos que indicam que povos pré históricos viveram na localidade por cerca de mais de 2.500 anos.

Leia Também: Município de Conceição da Barra

A região é um dos locais mais procurados para o turismo capixaba.

O município abriga também a Vila de Itaúnas que teve início no século XVIII. Um grande desastre ecológico, fruto do desmatamento desordenado da região, fez com que o núcleo histórico primitivo fosse soterrado por imensas dunas de areia.

O lençol arenoso soprado pelo vento nordeste invadiu casas e cresceu progressivamente, soterrando toda a vila. Em 1964, ainda existiam vestígios das últimas casas.

Código: D33094

Fugindo do desastre ecológico ocasionado pela degradação da restinga entre a vila e o mar, os moradores, em geral pescadores, foram se estabelecer na margem oposta do Rio Itaúnas, dando início ao atual povoado. Itaúnas fica a 25km de Conceição da Barra.

A praia se estende da Foz do Rio Itaúnas até os limites do Estado da Bahia. A vegetação típica da restinga é mais visível nas proximidades da praia.

Na década de 80 do século XX, as dunas e todo o sítio arqueológico foram tombados pelo Conselho Estadual de Cultura.

Em 1991 a região foi transformada em Parque Estadual com uma área de 3.150 hectares, que vai desde a

Foz do Rio Itaúnas em Conceição da Barra, até a Foz do Riacho Doce, no limite com o Estado da Bahia. Manguezais, rios, alagados, restinga e praia constituem esta área.

Na Vila de Itaúnas está instalada uma estação ecológica que desenvolve pesquisas a respeito das tartarugas marinhas, através do Projeto TAMAR-IBAMA. O Projeto TAMAR tem por finalidade a proteção e pesquisa de tartarugas marinhas em 38km de extensão de praias.

Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *