ITAPEMIRIM-ES

A cidade de Itapemirim-ES, pertencente a Região da Costa e da Imigração do estado, rodeado de lindas praias e pontos turísticos encantadores.

A cidade fica localizada na região sul do estado do Espírito Santo.

Quem nasce em Itapemirim é chamado de Itapemirinense.

Conforme dados do IBGE a cidade de Itapemirim-ES possui uma população estimada para o ano de 2017 de mais de 34 mil pessoas.

A mais antiga referência sobre povoamento da região do atual município de Itapemirim remonta a 1539, quando Pedro da Silveira estabeleceu-se próximo à foz do Itapemirim uma fazenda.

A região progrediu com o surgimento de novas fazendas, a concessão de sesmarias e a legalização das propriedades, no período final do século XVIII e início do século XIX.

A importância da região devia-se aos seguintes fatores:

  • Grandes propriedades agrícolas produtoras de cana-de-açúcar ;
  • Posição estratégica da Vila de Itapemirim

Pois, além de servir de porto escoadouro da produção, situava-se no encontro entre a chamada Estrada Geral, que unia as praias de Vitória ao Rio de Janeiro, e a ligação com o interior, especialmente com a estrada do Rubim na Serra do Castelo.

Para quem quer conhecer mais sobre os Aspectos Históricos de Itapemirim-ES, CLIQUE AQUI.

Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído de 5 distritos: Itapemirim, Itaipava, Itapecoá, Piabanha do Norte e Rio Muqui. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.


    

Turismo

Ilha dos Franceses

Ilha marítima de rara beleza, possui uma pequena praia onde são feitos os desembarques de escunas turísticas.

Toda a ilha é cercada por formações rochosas tendo ao centro uma densa área de mata Atlântica.

No cume da ilha esta implantada um farol de sinalização, deste local tem-se a mais bela vista do litoral sul capixaba, abrangendo os municípios de Anchieta, Piúma, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy.

Monte Aghá

O monte Aghá, está localizado entre Itapemirim e Piúma, balneário do sul do Espírito Santo, distante aproximadamente 85 km de Vitória.

Constitui um dos pontos paisagísticos mais significativos da região, uma vez que este está presente em quase todos os postais representativos do município.

O Aghá (nome que não se sabe ao certo a origem e significado) serve de marco divisório entre os municípios de Piúma e Itapemirim e funciona como ponto de referência marítima para os pescadores e navegantes de uma vasta região.

Visto do município de Itapemirim a pedra adquire uma formação inteiramente diversa daquela apresentada em Piúma, lembrando um elefante deitado.

Praias

  • Praia de Itaipava
  • Praia das Conchas
  • Praia de Itaoca
  • Praia da Gamboa
  • Praia do Monte Aghá
  • Praia APA Guanandy

Onde Ficar

Sempre procure localidades para ficar com o AIRBNB clicando AQUI e ganhe desconto na primeira estadia.

  • HR CHALÉS –  Rua Edilson Caetano Paes, nº 200 – Praia de Itaóca – Tel (28) 3529 1442 – Página do Face Aqui
  • Pousada Castelo – Rua Juliana dos Santos Peçanha s/nº – ao lado da Igreja Católica – Praia de Itaoca. SITE

CURTA ITAPEMIRIM!!

Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *