Conheça o Município de Itaguaçú – ES

O município de Itaguaçú, derivado dos vocábulos: ITA (pedra), GUAÇU (grande), outrora denominado de Nossa Senhora da Boa Família, foi colonizado a partir do ano de 1822, com a chegada das primeiras famílias italianas que nele se estabeleceram.



Também contribuíram para o desenvolvimento do município os colonos alemães que vieram para Itaguaçú no fim do século XIX. Os imigrantes fixaram-se às margens do rio Santa Joana e seus afluentes.

Por volta dos anos 1875 a 1880 a comunidade de Boa Família foi aumentando com a expansão de propriedades agrícolas e teve início o povoado que deu origem à atual cidade, na ocasião ainda pertencente ao município de Afonso Cláudio.

Os primeiros desbravadores daquela região foram os portugueses José Theodoro de Andrade e Francisco José da Silva Coutinho.

A população estimada para o ano de 2019 é de 14.066 pessoas, conforme dados do IBGE. Para os nascidos em Itaguaçú o nome gentílico é itaguaçuense.

O município é constituído de 4 distritos: Itaguaçu, Itaçu, Itambé e Palmeira.

No ano de 1915 desmembou-se do município de Afonso Cláudio, tendo sido instalado no dia 17 de fevereiro do mesmo ano.

Faz parte da Rota Caminhos do Imigrante, que compreende os municípios de Itaguaçú, Itarana, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Santa Leopoldina e São Roque do Canaã.

Veja Fotos de Itaguaçú CLICANDO AQUI

Festejos de Itaguaçú



Festival de Concertina

Festival conta com a participação de vários tocadores de concertina da região. Além da apresentação dos tocadores, há também um almoço que atrai muitos visitantes. A data é móvel e ocorre no mês de setembro.

FITAC – Festa Itaguaçuense das Culturas

Normalmente acontece no dia 31 de maio. Trata-se de um evento cultural aberto ao público, onde cada escola do município representa uma etnia, preparando apresentações e comidas típicas. O evento conta ainda com uma grande exposição de peças antigas e apresentações de grupos folclóricos da região.

Código: Itaguaçú

Baile do Cafona

A data é móvel. Costuma acontecer nos meses de julho e agosto. Este evento vem ganhando grande proporção no município, atraindo cada vez mais o púlico do entorno.

A cidade toda é movimentada, e todos os participantes se vestem a caráter para participar do Baile.

Carnaguaçú

É um carnaval fora de época. Normalmente a festa começa na sexta e termina no domingo, no mês de outubro.

Festa de Sant’Ana Comunidade de Itaçú

Ocorre entre julho e agosto. Evento cultural tradicional, realizado na zona rural há vários anos com atividades culturais, shows musicais e missas.

Festa da Comunidade Luterana de Palmeiras

Acontece no mês de agosto. Essa festa de grande tradição no município, vem atraindo público de outros municípios com apresentações culturais, grupos de cultura pomerana e alemã e ainda shows de bandas regionais.

Onde se Hospedar em Itaguaçu

A primeira dica que o blog indica é procurar hospedagem no AIRBNB.

Hospede-se com Airbnb e GANHE DESCONTO

Porém você ainda pode escolher algumas das dicas de hoteis e pousadas do artigo: Onde se Hospedar em Itaguaçu


Para saber mais informações sobre Itaguaçú, acesse a página da Prefeitura da cidade CLICANDO AQUI.



Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *