Município de Iconha
Iconha fica localizado às margens da Rodovia BR 101 na região sul do Estado do Espírito Santo. O município tem sua colonização embasada pelos italianos, que iniciaram sua vinda no final do século XIX.
A cidade fica ao Norte de Alfredo Chaves; ao Sul de Piúma; ao Leste de Anchieta e a Oeste de Rio Novo do Sul.
Muito conhecida pela Festa do Caminhoneiro e pela produção de banana, o município de Iconha possui grandes empresas de transporte de cargas que atuam com uma grande gama de itens atendendo a diversas localidades brasileiras.
Mesmo com a perca de territórios por emancipações, ainda existem atrativos tais como a arquitetura colonial italiana em Campinho, Duas Barras e Inhaúma que despertam grande interesse dos visitantes.
Outra atração é a Cachoeira de Salto Grande, na estrada para o município de Vargem Alta.
A população estimada para o ano de 2018 é de 13.745 pessoas, conforme dados do IBGE. Os nascidos no município recebem nome gentílico de iconhense. Em divisão territorial, o município é constituído de 2 distritos: Iconha (SEDE) e Duas Barras.
O município de Iconha faz parte de duas Bacias Hidrográficas. Uma delas é a Bacia do Rio Benevente, com área de drenagem de aproximadamente 1260 km², da qual também fazem parte os municípios de Anchieta, Alfredo Chaves, Guarapari e Piúma.
A outra é a Bacia do Rio Novo, com área de drenagem de aproximadamente 722km², da qual também fazem parte os municípios de Itapemirim, Piúma, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.
Conhecendo a História de Iconha
O território de Iconha teve sua origem no litoral do então povoado de Piúma, de quem foi Distrito, e do Vale do Orobó, fundadas pelo Padre José de Anchieta, em 1569.
O primeiro desbravador da região foi o imigrante alemão Henrique F. Christiano Bourguignon e a primeira concessão de terras ficou com a firma inglesa Rodacanack, sediada em Londres.
Leia Também: Serra do Caparaó
Em 1877, chegaram os primeiros imigrantes italianos que se instalaram nas fazendas do Cel José G. da C. Beiriz e Antônio Duarte.
A colonização se estendeu ao longo dos rios, acentuando-se a medida que atingia as terras mais férteis do interior.
As principais atividades iniciais estavam ligadas à exploração de madeira, mais tarde teve destaque a instalação de uma olaria, mas a importância do povoado cresceu com a valorização econômica do café.
O vocabulário Iconha vem do Tupi ICONÝYA, que significa morada entre duas montanhas.
Festividades de Iconha
Festa dos Caminhoneiros
Na Festa dos Caminhoneiros acontece missas, carreatas pela cidade, eleição da Miss Caminhoneiro, shows musicais, bingo, sorteios e outros. A data é móvel e acontece no mês de julho.
Festa da Cultura Italiana
A festa oferece apresentações de dança e música típica, missas, pratos da culinária italiana e outros. A data é móvel e acontece no mês de Setembro.
Festa de Emancipação do Município
Festa cívica com atividades diversas, missas, shows, lazer infantil e outros. A festa acontece no mês de novembro.
Festa do Padroeiro Santo Antônio
Nesta festa é realizada procissão, almoço comunitário e missa especial. Data 13 de junho.
Festa de Corpus Christ
A comunidade confecciona tapetes de Corpus Christ nas principais ruas das localidades, e também há missas e procissão. A data é dia de Corpus Christ.
Para Saber Mais Sobre o Município de Iconha, Acesse o Site da Prefeitura CLICANDO AQUI.
Conhece a cidade de Iconha? Compartilhe conosco sua experiêncis nos comentários deste artigo.