Município de Iconha

Iconha fica localizado às margens da Rodovia BR 101 na região sul do Estado do Espírito Santo. O município tem sua colonização embasada pelos italianos, que iniciaram sua vinda no final do século XIX.

A cidade fica ao Norte de Alfredo Chaves; ao Sul de Piúma; ao Leste de Anchieta e a Oeste de Rio Novo do Sul.



Muito conhecida pela Festa do Caminhoneiro e pela produção de banana, o município de Iconha possui grandes empresas de transporte de cargas que atuam com uma grande gama de itens atendendo a diversas localidades brasileiras.

Mesmo com a perca de territórios por emancipações, ainda existem atrativos tais como a arquitetura colonial italiana em Campinho, Duas Barras e Inhaúma que despertam grande interesse dos visitantes.

Outra atração é a Cachoeira de Salto Grande, na estrada para o município de Vargem Alta.

A população estimada para o ano de 2018 é de 13.745 pessoas, conforme dados do IBGE. Os nascidos no município recebem nome gentílico de iconhense. Em divisão territorial, o município é constituído de 2 distritos: Iconha (SEDE) e Duas Barras.

O município de Iconha faz parte de duas Bacias Hidrográficas. Uma delas é a Bacia do Rio Benevente, com área de drenagem de aproximadamente 1260 km², da qual também fazem parte os municípios de Anchieta, Alfredo Chaves, Guarapari e Piúma.

A outra é a Bacia do Rio Novo, com área de drenagem de aproximadamente 722km², da qual também fazem parte os municípios de Itapemirim, Piúma, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.



Conhecendo a História de Iconha

O território de Iconha teve sua origem no litoral do então povoado de Piúma, de quem foi Distrito, e do Vale do Orobó, fundadas pelo Padre José de Anchieta, em 1569.

O primeiro desbravador da região foi o imigrante alemão Henrique F. Christiano Bourguignon e a primeira concessão de terras ficou com a firma inglesa Rodacanack, sediada em Londres.


Leia Também: Serra do Caparaó


Em 1877, chegaram os primeiros imigrantes italianos que se instalaram nas fazendas do Cel José G. da C. Beiriz e Antônio Duarte.

A colonização se estendeu ao longo dos rios, acentuando-se a medida que atingia as terras mais férteis do interior.

As principais atividades iniciais estavam ligadas à exploração de madeira, mais tarde teve destaque a instalação de uma olaria, mas a importância do povoado cresceu com a valorização econômica do café.

O vocabulário Iconha vem do Tupi ICONÝYA, que significa morada entre duas montanhas.

Código: Iconha

Festividades de Iconha

Festa dos Caminhoneiros

Na Festa dos Caminhoneiros acontece missas, carreatas pela cidade, eleição da Miss Caminhoneiro, shows musicais, bingo, sorteios e outros. A data é móvel e acontece no mês de julho.

Festa da Cultura Italiana

A festa oferece apresentações de dança e música típica, missas, pratos da culinária italiana e outros. A data é móvel e acontece no mês de Setembro.

Festa de Emancipação do Município

Festa cívica com atividades diversas, missas, shows, lazer infantil e outros. A festa acontece no mês de novembro.

Festa do Padroeiro Santo Antônio

Nesta festa é realizada procissão, almoço comunitário e missa especial. Data 13 de junho.

Festa de Corpus Christ

A comunidade confecciona tapetes de Corpus Christ nas principais ruas das localidades, e também há missas e procissão. A data é dia de Corpus Christ.

Para Saber Mais Sobre o Município de Iconha, Acesse o Site da Prefeitura CLICANDO AQUI.

Conhece a cidade de Iconha? Compartilhe conosco sua experiêncis nos comentários deste artigo.



Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *