Município de Guaçuí

O município de Guaçuí está localizado no entorno da Serra do Caparaó, região onde a natureza foi prodigiosa, desde a formação rochosa, a composição da fauna, da flora e dos recursos hídricos.




Guaçuí é uma cidade bastante desenvolvida, sendo uma referência de progresso na região. Desta forma, dispõe de uma demanda embora tímida, fixa para o município, esta demanda em sua maioria, provém de municípios vizinhos em busca de serviços prestados na cidade.

Talvez por este perfil mais arrojado, Guaçuí preserva bens culturais como o Teatro Fernando Torres, referência no Sul do Estado em termos de estrutura, de programação e de frequência.

Além da programação cultural intensa, Guaçuí oferece estrutura de hospedagem e alimentação satisfatórias e conta com toda a gama de possibilidades do desenvolvimento do turismo na região do Caparão.

Devido a essa diversidade, encontramos no meio urbano serviços qualificados e boa estrutura de serviços e equipamentos e no meio rural, um modo de vida que agrega a tranquilidade do campo com a exuberância da natureza.

A localização do município de Guaçuí é ao Sul de São José do Calçado; ao Norte de Divino São Lourenço e Ibitirama; ao Leste de Alegre e a Oeste de Dores do Rio Preto, e Estado do Rio de Janeiro.

A população estimada em 2018 para Guaçuí é de 30.607 pessoas, conforme dados do IBGE e para os nascidos no município recebe o nome gentílico de guaçuiense.

O município é constituído de 4 distritos: Guaçuí, São Miguel de Caparaó, São Pedro de Rates e São Tiago

O Agroturismo, o Ecoturismo e o Turismo de Aventura, desenvolvidos de forma planejada e sustentável garantem uma melhor qualidade de vida à comunidade, uma melhor utilização do patrimônio natural e aos turistas, um destino turístico inesquecível, a Serra do Caparaó.

Código: Guaçuí

Aspectos Históricos

Um dos desbravadores que havia acompanhado a expedição vinda de Minas Gerais entra na posse de terras a 29 de setembro de 1838, e doa uma área correspondente ao atual bairro da Palha, para a fixação de famílias que para aí afluem.

Em 13 de julho de 1866, é criada a freguesia de São Miguel do Veado, e, a 7 de outubro de 1872, o distrito da Paz, no lugar denominado Veado. Segunda a lenda, na região havia muitos veados brancos, por esse motivo o rio e a Vila receberam o nome de Veado.


Leia Também: Serra do Caparaó


Com o tempo, esse termo ganhou um tom pejorativo e a comunidade organizou um movimento pela troca do nome.

Em 10 de janeiro de 1929 é criado o município, com território desmembrado de Alegre. Siqueira Campos passa a denominar-se o novo município, em janeiro de 1930, depois que um navio rebocador com esse nome foi avistado na baía de Vitória, na ocasião de um encontro entre o interventor da Vila com o governador João Punaro, no Palácio Anchieta.

Depois, o Decreto de lei nº 15.177, de 31 de dezembro de 1943, adota o vocábulo qw’su, de origem guarani, que significa veado, e o município passa a denominar-se Guaçuí.




Cristo Redentor de Guaçuí

Monumento de 20,4m de altura, pesando quase 100 toneladas e com 16,60 m de envergadura. O Cristo se encontra a 705m de altitude.

Do morro, onde localiza-se o monumento, tem-se uma vista parcial da sede do município, da Serra do Caparaó, da Torre de TV e do conjunto de montanhas do entorno.

Em 23.12.1956, foi concluído o monumento ao Cristo Redentor, construído pelo artesão Antônio Francisco Moreira, em 113 dias. O material usado na construção foi arame, estopa e cimento. O monumento é o Cristo Redentor de braços abertos para a sede do município.

Festival de Inverno

São 3 dias de festejos sempre no mês de julho. Nesses dias acontecem oficinas de dança, música, teatro, artesanato e literatura são exemplos de atividades desenvolvidas.

São realizados também concertos, apresentação de corais e orquestras, capoeira, espetáculos teatrais e de dança e manifestações da cultura local.

Teatro Municipal Fernando Torres”

O teatro foi inaugurado em 30 de junho 2000 com a presença de Fernando Torres e Fernanda Montenegro.

Possui equipamentos como 115 refletores de iluminação, mesa com 36 canais, microfones, caixas de som, CD player e capacidade para 260 expectadores.

As dimensões do palco são: área total 136m² e 106m² de uso, tem quase 5m de pé direito e boca de cena de aproximadamente 9m.

Mais Informações Sobre a Cidade de Gauçuí, no Site da Prefeitura CLICANDO AQUI

Conhece Guaçuí? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários abaixo.




Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *