Ecoporanga Conheça Esse Município Capixaba

O município de Ecoporanga está localizado no noroeste do estado do Espírito Santo.

Limita-se ao norte e a oeste com o estado de Minas Gerais, ao sul com os Municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco e Vila Pavão e a leste com Mucurici e Nova Venécia.

O município tem 12 distritos, sendo eles: Imburana, Cotaxé, Muritiba, Santa Luiza, Joaçuba, Itapeba, Ribeirãozinho, Prata dos Baianos, Santa Rita, São Geraldo, Dois de Setembro, Santa Terezinha.

O município é marcado por cachoeiras e pedras de grande beleza. Destaca-se como o maior produtor de leite do estado do Espírito Santo.

HISTÓRICO DA COLONIZAÇÃO, ETNIA, COSTUMES E TRADIÇÕES

Originalmente a área do município era revestida pela floresta estacional, semidecídua, representada por prolongamento da floresta atlântica de planície e encosta, em direção ao interior.

Esta vegetação primitiva foi profundamente alterada, com o desbravamento e colonização do território de Ecoporanga, que teve início com o extrativismo de madeira seguido pelo avanço de duas frentes agropastoris pioneiras.

O primeiro ciclo econômico a atuar na região foi o extrativismo de madeira, com a posterior introdução da cafeicultura na década de quarenta do século XX chamada de “Febre do Café”.

Com a decadência da cafeicultura houve a erradicação dos cafezais de baixa produtividade, cedendo lugar às pastagens que passaram a constituir a paisagem quase exclusiva do município. Atualmente a economia esta baseada nas poucas lavouras de café existentes, na pecuária de leite e carne e extração de granito.

A criação do município teve início no ano de 1937 quando Jacinto Antônio Dias, um dos primeiros colonizadores, doou uma área de terra, com 28 ha, na qual hoje está instalada a sede do Município. Inicialmente denominado Patrimônio do Quinze.

Divergências de ordem política entre os seus habitantes na escolha do local para a sede do Município conturbaram a vida da região e provocaram um atraso no processo de instalação do município de Ecoporanga.

No entanto, em 24 de dezembro de 1948, o município de Ecoporanga foi criado pela Lei nº 167 e teve sua instalação em 08 de abril de 1955.

Os marcos tradicionais do município são três:

  • O grupo de capoeira, no distrito de Santa Luzia do Norte, que realiza intercâmbios culturais, inclusive com outros países;
  • A festa de São José Operário, que ocorre na sede do Município no do dia 1° de Maio, com desfile de cavaleiros;
  • A festa do roubo da bandeira, que ocorre no Distrito da Prata dos Baianos no mês de junho;

Conhece o município de Ecopranga? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários deste artigo.

Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

1 Comentário

  1. Pingback: Vila Pavão: conheça esse município capixaba -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *