Dores do Rio Preto

Dores do Rio Preto é um município que possui várias referências que expressam sua singularidade. A cidade fica aproximadamente a 243Km de distância da capital capixaba: Vitória.

Podemos citar algumas atrações turísticas favoritas dos visitantes como, sediar a “Estrada Parque”, ser piloto do Projeto “Cama & Café”, dentre outras. Mas sem dúvida, tendo como principal atrativo, estar localizado na “Serra do Caparaó”.



O município vive num contesto tipicamente rural, a economia se baseia na agropecuária ou nas pequenas atividades caseiras como, agroindústrias ou produção de artesanato.

Esse quotidiano agrega valores ao imenso poder de atratividade turística da Serra do Caparaó, que oferece além do esplendor da cadeira rochosa, várias cachoeiras e ainda comunidades como Pedra Menina e Mundo Novo.

Dores do Rio Preto fica localizado ao Sul de Guaçuí e Rio de Janeiro; ao Norte de Ibitirama; a Leste de Guaçuí e Divino de São Lourenço e ao Oeste de Minas Gerais. O clima é salubre, com precipitações pluviométricas regulares, com maior ocorrência de chuvas nos meses de novembro e fevereiro.

A população estimada para o ano de 2018 é de 6.727 pessoas, conforme dados do IBGE, o nome gentílico dos nascidos na cidade é rio pretense e o município é constituído de 3 distritos: Dores do Rio Preto, Mundo Novo e São Raimundo da Pedra Menina.

Os maiores atrativos turísticos deste local são certamente o Pico da Bandeira e o Parque Nacional do Caparaó.


Leia Também: Pico da Bandeira: O Terceiro Maior Ponto do Brasil


Assista o Vídeo do Pico da Bandeira

Em meio a essa ruralidade encontramos serviços de acordo com o sistema de vida adotado, sem requintes, mas de qualidade indiscutível, Dores do Rio Preto oferece hospedagem, alimentação, lazer e entretenimento e outros serviços e equipamentos que possam ser necessários a turistas, visitantes e à comunidade local.

O Agroturismo, o Ecoturismo e o Turismo de Aventura, desenvolvidos de forma planejada e sustentável garantem uma melhor qualidade de vida à comunidade, uma melhor utilização do patrimônio natural e aos turistas, um destino turístico inesquecível.

Eventos Programados

Emancipação Política de Dores do Rio Preto e Exposição Agropecuária

Festa realizada anualmente, no dia 07 de abril e incrementada com shows musicais, exposição agropecuária, barracas de comidas e bebidas, desfile escolar e ainda a solenidade política onde são entregues os títulos de vereadores cidadãos.

Código: Dores do Rio Preto

Festa do Riopretense Ausente

Festa com data móvel, o evento pretende reunir pessoas naturais do município, que por algum motivo deixaram de residir em Dores do Rio Preto.

Esses antigos moradores são convidados a vir até a cidade, onde é realizado um almoço ou um jantar dançante, prestando homenagens.

Festa São Jorge (Clube do Cavalo)

Acontece no dia 23 de abril, festa religiosa promovida pelo Clube do Cavalo. Os pontos altos da festa são a cavalgada e os passeios a cavalo pela cidade. Antes da largada da cavalgada há uma missa em homenagem a São Jorge, e, após a chegada, há um churrasco para o almoço.

Encontro de Sanfoneiros

A data é móvel, é o encontro dos sanfoneiros de várias regiões do município e do entorno, que apresentam suas músicas nas sanfonas acompanhadas, algumas vezes, de outros instrumentos. Para os interessados em aprender esta arte, são realizadas oficinas.



Festa Padroeira Nossa Senhora das Dores

Este evento é integrado ao evento de Emancipação do Município, representando a parte religiosa das comemorações. São realizadas missas e procissão pelas principais ruas, com a padroeira Nossa Senhora das Dores.

Festa de Nossa Senhora Anunciada

O objetivo deste evento é a procissão religiosa, que sai de Pedra Menina e segue em direção às ruínas da Igreja de Nossa Senhora Anunciada, levando a imagem desta santa. Depois, os fiéis retornam para o local de partida, trazendo a imagem de volta.

A comunidade tem a intenção de construir uma gruta nas ruínas, de modo que a imagem de Nossa Senhora Anunciada possa ser abrigada ali.

Aspectos Históricos, Conhecendo Dores do Rio Preto

O início do povoamento do município de Dores do Rio Preto data do final do século XIX e início do século XX. Sua primeira denominação foi Vila Divisa, cujo terreno foi doado por Firmino Domingos Dias e pertencia ao município de Guaçuí.

Em 1912 foi inaugurada a Estrada de Ferro Leopoldina que ligava Vila Divisa aos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e demais municípios vizinhos. Esta ferrovia muito contribuiu para o desenvolvimento e o progresso local.

No período de 1912 a 1950, o distrito viveu seu apogeu comercial com a exportação de madeiras e de cereais. Em 30 de dezembro de 1963 foi criado o município de Dores do Rio Preto, através da Lei nº 1.914, sendo instalado no dia 7 de abril de 1964. Sua denominação foi dada em homenagem a padroeira Nossa Senhora das Dores e ao Rio Preto, que banha a cidade.

Dores do Rio Preto foi palco da Guerrilha do Caparaó, instabilidade política ocorrida em 1964, período revolucionário em que viveu o Brasil.

Em 1967 as forças armadas montaram um esquema tático para capturar ex-militares que faziam parte do grupo revolucionário e que estavam refugiados no Parque Nacional do Caparaó.

O exército usou como base de acampamento todos os municípios vizinhos, assim como Dores do Rio Preto. O primeiro prefeito do município foi o Sr. Wlademir Azevedo de Carvalho, nomeado pelo Governador do Estado, Dr. Francisco Lacerda de Aguiar. A 1ª eleição no município data de 1966 quando o Sr. Augusto Otaviano foi eleito prefeito municipal.

Para Maiores Informações do Município de Dores do Rio Preto, Acesse o Site da Prefeitura, Clicando AQUI.

Conhece a cidade de Dores do Rio Preto? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários deste artigo.



Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *