Domingos Martins: Cidade do Verde

O município de Domingos Martins está em uma região onde a natureza foi prodigiosa, desde a formação do solo, a composição da fauna e especialmente da flora, além da abundância dos recursos hídricos, o que garante a Agricultura e revela a beleza inigualável do local.




Com população estimada para o ano de 2018 com 33.711 pessoas, conforme dados do IBGE, os nascidos nessa localidade recebem o nome gentílico de martinense. Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído de 6 distritos: Domingos Martins, Aracê, Biriricas, Isabel, Melgaço e Paraju.

O principal ícone desta região, onde Domingos Martins está graciosamente localizado é sem dúvida a Pedra Azul.

A localização de Domingos Martins é ao Norte: Afonso Cláudio, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá; ao Sul: Marechal Floriano, Alfredo Chaves e Vargem Alta; ao leste: Cariacica e Viana e; a Oeste: Venda Nova do Imigrante e Castelo.


Leia Também: 23 Cachoeiras Belíssimas para Conhecer em Afonso Claudio


A Cidade do Verde vive num contesto tipicamente rural, a economia se baseia na agropecuária ou nas pequenas atividades caseiras como, agroindústrias e produção de artesanato.

Esse cotidiano agrega valores ao imenso poder de atratividade turística das comunidades do município.

Em meio a essa ruralidade encontramos serviços de qualidade tais como hospedagem, alimentação, lazer e entretenimento e outros serviços e equipamentos que bem trabalhados, podem ser úteis a turistas, visitantes e à comunidade local.

O Agroturismo, o Ecoturismo e o Turismo de Aventura, desenvolvidos de forma planejada e sustentável podem promover uma melhor qualidade de vida à comunidade, uma melhor utilização do patrimônio natural e aos turistas, um destino turístico inesquecível.

Feriados e Datas Comemorativas Municipais

  • 20/01 – Dia da Penitência;
  • 24/06 – Ação de Graças e
  • 08/07 – Festa da Colheita, Santa Isabel.

Aspectos Históricos

Entre 1846 e 1847 o Espírito Santo conheceu a sua primeira colônia de imigrantes, quando famílias originárias da Prússia instalaram-se em Santa Isabel, (hoje distrito do município de Domingos Martins).

A colônia esta fundada em solo capixaba pelo Dr. Luiz Pedreira do Couto Ferraz que era o Presidente da Província do Espírito Santo. Gradativamente, imigrantes italianos também foram chegando, instalando-se em Arací, atual distrito de Domingos Martins, e Araguaia, atual distrito de Marechal Floriano.

Esses primeiros imigrantes embarcaram em Antuérpia, Bélgica, no navio Philomena, passando pelo Porto de Dunquerque, na França, e, apôs 70 dias de viagem, chegaram ao Rio de Janeiro, onde passaram por várias decepções, já que não foram cumpridas as várias promessas de que no Brasil teriam uma vida mais digna em relação à sua terra natal.

Conseguiram audiência com o Imperador D. Pedro II, que providenciou três vapores para o transporte até Vitória, muito embora o destino fosse o Sul do Brasil. Permaneceram alguns dias em Vitória, e então, seguiram para a Colônia de Santa Isabel.




A primeira leva chegou à capital do Espírito Santo no dia 21 de dezembro de 1846. Os colonos foram subindo as margens do Rio Jucu Braço Norte e se instalaram, em 27 de janeiro de 1847, na Serra da Boa Vista.

Eram 39 famílias, sendo 16 Evangélicos – Luteranas e 23 Católicas. A Colônia foi progredindo e o Decreto Estadual nº 42, de 2 de outubro de 1891, eleva a povoação de Santa Isabel à categoria de vila e cria o município.

 A 16 de dezembro de 1891 é o município instalado e em 19 de janeiro de 1892 È suprimido. Mas o Decreto nº 29, de 20 de outubro de 1893, o restaura, desmembrando-o de Viana. A 19 de dezembro de 1893 é instalado, com a Sede na Vila de Campinho.

Em 1896 a Sede é transferida para Santa Izabel, e retorna para Campinho pela Lei nº 1.307, de 16 de outubro de 1917.

Em 1921 o nome do Município foi mudado para Domingos Martins em homenagem ao herói Capixaba Domingos José Martins, que nasceu em 9 de maio de 1781, no Município de Itapemirim, e participou como líder da Revolução Pernambucana, tendo sido fuzilado em 12 de junho de 1817 na Bahia.

Suas últimas palavras foram: “Morro pela liberdade”.

Código: DM 001

Atrativos mais Visitados de Domingos Martins

  • Pedra Azul;
  • Reserva Kaustsky;
  • Rua de Lazer;
  • Praça da Igreja;
  • Museu Histórico e Casa da Cultura;
  • Antiga Estação Ferroviária.

Rodovias de Acesso a Domingos Martins

  • Federal – BR-262
  • Estadual – ES-376

Rota do Mar e das Montanhas

 A cidade de Domingos Martins faz parte da rota turística do Mar e das Montanhas. Trata-se de um modelo implantado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e de Turismo para fomentar e comercializar os produtos que constituem os destinos turísticos do Espírito Santo. Esta Rota envolve os municípios de:

Conhece a cidade de Domingos Martins? Compartilhe conosco o que você achou do lugar.




Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *