Divino de São Lourenço

Divino de São Lourenço está localizado numa região onde a natureza foi prodigiosa, desde a formação do solo, a composição da fauna e especialmente da flora.

O distrito fica ao norte de Ibitirama; ao sul: Guaçuí; ao leste de Ibitirama e ao oeste de Dores do Rio Preto.



Considerado o município de menor população do estado do Espírito Santo, apenas 4.338 pessoas estimado em 2018, conforme dados do IBGE. Os nascidos na cidade levam o nome gentílico de são-lourencense.

Além da abundância dos recursos hídricos, o que garante a Agricultura e revela à beleza inigualável do local, o principal ícone desta região é sem dúvida, a montanha sagrada e a Serra do Caparaó.                    

O municìpio vive num contesto tipicamente rural, a economia se baseia na agropecuária ou nas pequenas atividades caseiras como, agroindústrias ou produção de artesanato.

Esse quotidiano agrega valores ao imenso poder de atratividade turística da Serra do Caparaó, que oferece além do esplendor da cadeira rochosa, várias cachoeiras e ainda comunidades como Limo Verde e Patrimônio da Penha.

Em meio a essa ruralidade encontramos serviços de acordo com o sistema de vida adotado, sem requintes, mas de qualidade indiscutível, o município oferece hospedagem, alimentação, lazer e entretenimento e outros serviços e equipamentos que possam ser necessários a turistas, visitantes e à comunidade local.

O Agroturismo, o Ecoturismo e o Turismo de Aventura, desenvolvidos de forma planejada e sustentável garantem uma melhor qualidade de vida à comunidade, uma melhor utilização do patrimônio natural e aos turistas, um destino turístico inesquecível.

Igreja Católica de Divino São Lourenço

Paróquia: Sagrado Coração de Jesus

Igreja construída em 1961 possui na fachada frontal pórtico triangular sustentado por duas pilastras arredondadas. Acima deste um óculo em vitral com bordas em alto relevo, ladeado por duas pequenas janelas em formato ogival.

A torre parte do frontão e possui quatro janelas ogivais com vidraças coloridas encimadas por quatro óculos, um em cada lado, adornado com triângulos em alto relevo. A extremidade da torre possui quatro pequenos frontões triangulares ladeados por pináculos.

Código: yyuu

Em toda fachada lateral existem pináculos triangulares que dão acabamento às pilastras de sustentação. Estas fachadas são compostas por quatro janelas em formato ogival, com básculas e vidraças coloridas.

Do lado direito foi erguido um cruzeiro pelas missões redencionistas, com cerca de 4m de altura, torneado por lâmpadas fluorescentes azuladas.

Festa do Dia de São Lourenço

A festa de São Lourenço acontece no mês de agosto, aproximadamente no dia 10 e oferece na programação religiosa, missas, procissões e outras atividades do gênero, enquanto a programação popular conta com shows artísticos e da cultura popular, futebol, exposição agropecuária, show pirotécnico, desfile cívico e outros.


Leia Também: Casa de Cultura Roberto Carlos


Aspectos Históricos de Divino de São Lourenço

Divino de São Lourenço foi povoado por imigrantes portugueses, africanos, italianos, libaneses e turcos que ali chegaram no início deste século. O primeiro povoado foi denominado Imbuí, mais tarde transformado em Vila de Imbuí.

Suas terras pertenciam a João Vicente Tavares e foram doadas à Igreja para formação da Vila. Dentre seus primeiros moradores pode-se citar: Juvenal Nolasco de Carvalho, José Vicente Tavares, Genuíno Lopes de Sá Barbosa e Idelbrando Martins.

Pertencendo a Guaçuí a Vila de Imbuí emancipou-se em 05/06/1964 e passou a denominar-se Divino de São Lourenço. Seu nome foi dado em virtude das terras onde atualmente está localizada. A área urbana possuía em sua escritura a denominação de Divino Espírito Santo e o padroeiro da Vila ser São Lourenço.

O município teve como primeiro prefeito o Sr. Otávio Gomes de Aguiar, nomeado pelo então governador Francisco Lacerda de Aguiar. O primeiro prefeito eleito por voto direto foi o Sr. José Mário Gonçalves.



Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *