Distrito de Itapina em Colatina ES

Itapina é um distrito do município de Colatina, no Espírito Santo. Colonizada por italianos, alemães, sírios, turcos e libaneses, o Distrito presenciou florescer uma rica sociedade, cujo testemunho são residências e repartições comerciais que resistiram ao tempo.




O vilarejo fica às margens do Rio Doce do lado oposto da ES-259 (que liga Colatina à Baixo Guandu).

Logo na entrada do Distrito, uma fábrica de cerâmica artesanal, desativada há mais de 30 anos lembra a decadência econômica e o longo período de vacas magras experimentado pelos itapinenses.

Itapina foi uma das poucas localidades capixabas a experimentar o auge do luxo e da pompa durante as primeiras décadas do século XX. A EFVM – Estrada de Ferro Vitória a Minas (que cortou a região em 1907), a fartura de madeira, os imensos cafezais e a navegação do Rio Doce foram os fatores que propiciaram o surto econômico vivido pelos itapineneses.

A localidade perdeu a excelência comercial, antes caracterizada por comerciantes de artigos finos e sedas, lojas de carros importados, cinema, clubes, hotéis, posto de gasolina, escolas, galpões de armazenamento de café e um hospital.

Itapina ainda preserva um acervo de arquitetura eclética. Em suas principais ruas podemos observar diversos galpões de café e casas comerciais que hoje se encontram abandonados.

Dentre as principais edificações, podemos destacar:

  • a estação ferroviária,
  • a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,
  • a Capela de Santo Antônio.

Destaca-se como atrativo da localidade o Parque Municipal de Itapina.

Num lugar histórico e bucólico, onde existem trilhas e cachoeiras, a diversidade de raças impressiona pela presença de portugueses, suíços, libaneses, italianos, alemães, suecos e americanos.

Leia Também: Município de Cachoeiro de Itapemirim

Um pouco mais da história de Itapina

O Distrito de Itapina foi instalado em 1928 e tudo poderia ter sido diferente se, nos anos 60, o então Presidente Jucelino Kubitschek tivesse realizado sua promessa de campanha de construir uma ponte ligando o vilarejo à Rodovia BR-259, ou seja, Rodovia Espírito Santo / Minas Gerais.

A ponte, cuja construção chegou a ser iniciada e se acha, até hoje, pela metade, é usada como trampolim – para os mais corajosos se aventurarem a pular nas águas do Rio Doce, ou como “point” de namorados. Se o abandono da obra da ponte fez Itapina perder em desenvolvimento, quem mora lá acredita que ganhou em qualidade de vida.

Código: D33f044

Muitos não sabem, mas Itapina possui a maior estação ferroviária do estado. Os moradores do vilarejo vivem da pesca. Localizado às margens do Rio Doce, o Distrito também atrai pescadores de diversas e partes do Estado em busca da grande diversidade de peixes, é comum os moradores deixarem a beira do rio com 10 ou 12 quilos de robalo, dourado, curimbatá, carpa e até camarão e lagosta.

Por isso, Itapina é chamada de a Pé- rola do Rio Doce”, pois além de piscosas, as águas do rio fertilizam suas margens, nas quais são cultivadas produtivas hortas. Também ali se acha instalada a Cooperativa

Costurando com Dignidade que “limpa” e borda as peças da grife Lei Básica. Itapina é um povoado bucólico, que já foi um dos pontos comerciais de café mais ricos de Colatina. Em 1907 já era servida pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, contando com uma Estação, tendo atingido o seu auge a partir da primeira década do século XX.

Foi uma das primeiras localidades capixabas a ter energia elétrica, com uma hidrelétrica que atendia a vila. Atualmente, não há mais movimento comercial.

Mas, o casario, embora não tombado pelo patrimônio histórico, é um testemunho dos tempos áureos do lugar.

A Reserva Ecológica de Itapina se destaca primeiro, pelos pássaros, e, depois pela vila.  A reserva tem uma área de 105 hectares e a vila cerca de mil moradores.

Onde Ficar:

Para se hospedar, os seus habitantes abrem as portas de suas casas para receber quem chega.

Camping do Tima – (27) 3711-4378 / 3711-4018 / 9228-6819 / 9816-8656

Pousada da Tânea Bicali – Cama e café no belo e aconchegante casarão da Tânea. Localizada na rua principal da vila. (27) 3743-1093




Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *