Conhecendo o Município de Jaguaré

O Município de Jaguaré está localizado ao norte do Estado do Espírito Santo e sua economia é voltada para a agricultura, em especial para o cultivo do café conilon.

Jaguaré é o maior produtor de café conilon do Brasil (2005), e o descobrimento de jazidas de petróleo no distrito de Palmito têm atraído para a região pessoas de estados vizinhos, principalmente do Estado da Bahia.



A população estimada para o ano de 2019 é de 30.477 pessoas, conforme dados do IBGE. Para os nascidos no município recebem nome gentílico de jaguarense.

A cidade de Jaguaré fica a norte de São Mateus; a sul de Sooretama; a leste de Linhares e a oeste de Vila Valério.

Conhecendo a História de Jaguaré

Até a década de 40, o município era um lugarejo praticamente coberto pela Mata Atlântica e habitado por alguns moradores indígenas e outros oriundos, provavelmente, do nordeste brasileiro e Minas Gerais, em busca de melhores dias.

Em princípios de maio de 1946, ao local denominado Ponte do Rio Barra Seca, às margens da atual BR-101, motivados pela política do governo para povoar o norte do estado – aquisição de terras por um preço abaixo do valor de mercado – sob o comando do Sr. Pedro Altoé, uma caravana composta de colonos italianos, proveniente de Jaciquá (Vargem Alta) chegou e estabeleceu-se na região.

Com muitas dificuldades e perseverança, alguns anos após a chegada, os colonizadores comemoraram com sucesso a primeira colheita do produto agrícola que mais tarde se tornaria a base da economia do município, o café.

A princípio, o lugarejo ganhou o nome de Lagoa de Jaguaré e estava ligado ao nome de um capim que por essa época existia em abundância na região. Com o passar dos tempos, a Lagoa foi desaparecendo e passou a ser chamado simplesmente de Jaguaré.

Dois distritos foram criados: Barra Seca e Jaguaré.

E em 13 de dezembro de 1981, pela Lei nº 3.445, é criado o município, desmembrado do de São Mateus. Sua instalação se deu em 31 de janeiro de 1983.

Código: Jaguaré

Feriados e Datas Comemorativas em Jaguaré

  • Paixão de Cristo – 18 de abril,
  • Festa de Fátima – 30 de maio e
  • Festa do Padroeiro São Cipriano – 16 de setembro.

Conheça Mais Sobre a História de Jaguaré no Site da Prefeitura CLICANDO AQUI.



Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *