Conhecendo a Cidade de Irupi

Pequena e bucólica, a cidade de Irupi é um local esculpido dentro da Serra do Caparaó, onde remanescentes da Mata Atlântica, pedras e cachoeiras convivem em perfeita harmonia com prósperas propriedades produtoras de café.



Além de pequena, a cidade é nova, já que sua emancipação se deu há apenas 12 anos. Irupi abriga um precioso acervo arquitetônico rural, inclusive com exemplares de estuque, técnica construtiva muito utilizada na zona rural nos séculos XIX e XX.

Irupi fica a norte de Ibatiba e a sul, oeste e oeste em Iúna.

Conhecendo a História de Irupi

O território que hoje constitui o município de Irupi, pertencia inicialmente ao município de Vitória. Com a criação do Distrito de Viana, foi anexado ao mesmo e nele permaneceu, após sua elevação à categoria de município, como território do Distrito de São Pedro de Alcântara do Rio Pardo, criado pela lei n.º 10, em 14 de julho de 1859.

Todo o território do Distrito de Rio Pardo foi anexado ao município de Cachoeiro de Itapemirim em 1867. O município de Rio Pardo foi criado em 1890, quando da promulgação da primeira Constituição Republicana do Estado do Espírito Santo, sendo dividido em três distritos: a Sede, o distrito de São Manoel do Mutum e o distrito de Santa Cruz.

Com o trânsito de pedestres, tropas e carros de boi na Segunda metade do século passado, a então Fazenda Cachoeirinha, de propriedade do Sr. Hydário Tomaz, foi se transformando em pequeno arraial, com cemitério, capela dedicada a São João Batista e pequenos entrepostos comerciais, até que desapareceu seu primeiro nome e ficou conhecido como Cachoeirinha do Rio Pardo, que foi substituído pelo topônimo, Irupi, de origem indígena e que tem os seguintes significados: amigo belo e águas tranqüilas pequenas.

O município de Irupi foi criado pela lei 4.520, de 15/01/1991, e sua instalação ocorreu em 01/01/1993, com a posse do primeiro prefeito, Sr. Mario Luiz Barbosa. Hoje, com uma população de 10.050 habitantes, e distante de Vitória 199Km, o município possui boa infra-estrutura, que aliada ao dinamismo de seu povo, a suas facilidades geográficas, a vocação agrícola e turística, serão fortes geradores de riqueza e progresso, colocando-o em lugar de destaque no cenário capixaba.

O Que Conhecer em Irupi

Reserva Jovelino Nunes

Código: ST33kk44

A propriedade mantém uma pequena reserva de preservação de mata virgem, onde pode-se observar árvores de madeira de lei, bela fauna, porém com pouca variedade de espécies.

Trata-se de uma antiga fazenda dividida em sítios pelos herdeiros. A casa é de estuque feito de ripa de palmito amarrado com cipó, rebocada com barro e coberta com telha cumbuca.

Apresenta doze cômodos no segundo pavimento, totalizando aproximadamente 100m². O primeiro pavimento é utilizado como depósito. Ao lado da casa há uma construção (paiol), também antiga, que segundo informações, foi habitada por um casal de escravos.

Esta construção também é de estuque, feita do mesmo modo que a casa da Sede. Nos fundos há um velho engenho de tração animal que está desativado.

No lado direito da Sede da fazenda há outro paiol, em estuque, onde encontram-se dois carros de boi em bom estado de conservação. Há um moinho de trigo movido a água, entre a casa e o paiol.

A propriedade possui uma reserva de Mata Atlântica, onde existem queroqueros, saracuras, juritis, anús, macacos prego, macacos barbado, tatus, quatis e pacas.

Na propriedade, de cerca de 19 alqueires há um grande espaço para instalação de barracas e estacionamento. Possui ainda frutas como tangerina, laranja, limão, jabuticaba, caqui, entre outros.

Pedra da Tia Velha

Pedra da Tia Velha é um afloramento rochoso de aproximadamente 1140m de altitude, tendo em seu topo uma pequena área coberta para vegetação de Mata Atlântica. Bom local para observação da Região do Caparaó.

Eventos Programados em Irupi

Festa do Café

A programação acontece entre os dias 16 e 18 de setembro e oferece shows e barracas de alimentos e de diversão.

Festa do Trabalhador

Festa que acontece no dia 01 de maio e tem programação que oferece shows, torneios desportivos e barracas de alimentos e de diversão.

Festa do Padroeiro São João Batista

A festa acontece nos dias 20 a 24 de junho e a programação popular oferece shows e barracas de alimentos e de diversão e a programação religiosa, missas, procissão e outras atividades afins.



Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *