Conheça a Cidade de Jerônimo Monteiro

O município de Jerônimo Monteiro está localizado na Região do Caparaó entre os municípios de Alegre e Cachoeiro de Itapemirim. Foi emancipado no dia 28 de novembro de 1958. O município possui apenas o distrito da sede.

Conforme dados do IBGE, o município tem população estimada para o ano de 2019 de 12. 192 pessoas e para os nascidos na cidade recebe o nome gentílico de monteirense ou jeronense.

A colonização foi marcada por portugueses, franceses, italianos, negros e índios a partir do ano de 1820 por Manoel Esteves de Lima e sua comitiva, o mesmo foi deixando homens de sua bandeira, para que formassem suas fazendas e construíssem ranchos de apoio as tropas.

As terras pertencentes hoje ao município de Jerônimo Monteiro foram apossadas por ele com a denominação de Papagaio, tornando-se, portanto, o primeiro a desbravar as terras deste município, onde residiu por oito anos.

O município tem sua economia na agropecuária, sendo o café conilon a principal atividade, seguido da pecuária de leite e da laranja. Esta última está em fase de recuperação, uma vez que o município já esteve em 2º lugar no Estado.

Código: Jerônimo Monteiro

Histórias de Jerônimo Monteiro

A origem de Jerônimo Monteiro está ligada a de outras cidades do sul do Espírito Santo, desbravadas pelo português-mineiro Manoel José Esteves de Lima. Saiba Mais Clicando AQUI.

Foi ele quem partiu de Mariana em 1820 com uma expedição para a foz do rio Itapemirim.

Há informes dando conta de que ele veio pela região montanhosa, seguindo o curso principal dos rios e tendo como guia o caboclo Calixto Antônio dos Santos, que fez o mesmo trajeto que mais tarde seria o da estrada de ferro Leopoldina, no trecho entre Cachoeiro e Guaçuí.

O município pertence ao Território do Caparaó e já possui algumas estruturas de agroturismo como pesque pague, pousadas, cachoeiras, artesanatos e agroindústrias. É o primeiro município do Território do Caparaó que segue pela BR 482.

Conhece a cidade de Jerônimo Monteiro? Compartilhe sua experiência nos comentários deste artigo.

Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *