COMUNIDADES QUILOMBOLA NO ES

As comunidades quilombolas no Brasil somam 2847, sendo no estado do Espírito Santo 52 comunidades lutando pelo direito de propriedade de suas terras consagrado pela Constituição Federal desde 1988.

A palavra quilombo é originária do idioma africano quimbundo, que significa: “sociedade formada por jovens guerreiros que pertenciam a grupos étnicos desenraizados de suas comunidades”.

A Associação Brasileira de Antropologia (1995) define o termo “quilombo” como um conjunto de pessoas que “desenvolveram práticas cotidianas de resistência na manutenção e reprodução de seus modos de vida característicos e na consolidação de um território próprio”.

No decorrer do século XIX, a experiência social do quilombo foi apresentada na cena política e jurídica pelas forças do Império como uma ação criminosa, quando seus integrantes eram classificados como ameaça à propriedade privada e à segurança pública.

A realidade é que a Comunidade Quilombola é uma concretização das conquistas da comunidade afro descendente no Brasil, fruto das várias e heroicas resistências ao modelo escravagista e opressor instaurado no Brasil colônia e do reconhecimento dessa injustiça histórica.

Rituais festivos como jongo e caxambus, congo e baile dos congos não são apenas culturas imateriais, pois são partes de territórios negros etnicamente diferenciados.

A produção da farinha, as qualidades de mandioca plantadas, a observação dos ciclos naturais, as novas formas de organização étnica e política constituem, porém, um campo de saberes práticos e simbólicos permeados de vigor criativo.

Código: D3644

Entretanto, a primeira comunidade reconhecida no estado do Espírito Santo foi Linharinho, porém muitas outras se mantêm como exemplo:

  • Comunidade de Quilombo de Linharinho – Conceição da Barra.
  • Comunidade de Quilombo da Graúna – Itapemirim.
  • Comunidade de Quilombo de Araçatiba – Viana.
  • Comunidade de Quilombo de Monte Alegre – ES- 482 – trecho Cachoeiro X Alegre
  • Comunidade de Quilombo de São Domingos – São Mateus
  • Comunidade de Quilombo de São Jorge – São Mateus
  • Comunidade de Quilombo São Pedro – Ibiraçu.
  • Comunidade de Quilombola de Retiro – Santa Leopoldina

Leia também: Cultura Capixaba

Vale lembrar que o patrimônio cultural dessas comunidades é uma herança recebida de seus antepassados, mas também uma transmissão para as novas gerações.

Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *