Casa de Cultura Roberto Carlos

O lugar é considerado patrimônio histórico e cultural do município de Cachoeiro de Itapemirim, localizado no sul do estado do Espírito Santo.




Trata-se de um famoso ponto turístico tradicional para os fãs de Roberto Carlos.

Pequena casa onde nasceu e viveu grande parte da infância do famoso cantor Roberto Carlos, carinhosamente chamado de “o rei da música brasileira”.

Atualmente o imóvel abriga um acervo que conta um pouco da história desse artista, um dos filhos mais ilustre da capital secreta do mundo, como costuma chamar a cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Um lugar para saber um pouco mais sobre o cantor popular e sua infância, com alguns curiosidades e objetos da época. Trata-se de uma pequena casa onde viveu o rei em sua infância e juventude repleta de objetos e emoções.

Ainda guarda algumas lembranças da família do rei como um piano velho e um fogão a lenha.

Meu Pequeno Cachoeiro

Foto: Sandra Santos

A Casa de Cultura Roberto Carlos é a casa onde viveu até os 13 anos o cantor Roberto Carlos Braga, com seus pais Laura e Robertino e seus irmãos Norma, Carlos Alberto e Lauro.

Casa bem rustica, preservando a originalidade, com um ambiente bem localizado e oferece muita cultura e histórias. Tem seu charme e encanto que podem suscitar imagens de um passado remoto deste famoso cantor.

Local bom para uma boa conversa nos bancos do quintal.
Ele morava nesta casa quando sofreu o acidente de trem que lhe mutilou uma das pernas.

Código: CI3344

Não muito longe dali fica o prédio da Rádio Cachoeiro, onde ele ainda bem jovem cantava sua primeira canção em uma rádio. Vale a pena visitar e fotografar.

Não se pode conhecer Cachoeiro de Itapemirim sem conhecer a casa de um de seus filhos mais famosos. Passar por Cachoeiro de Itapemirim e não passar pela casa onde morou Roberto Carlos e ter uma viagem perdida.

Fica bem no Centro da cidade, bem próximo da antiga ferrovia que marcaria tragicamente sua vida. Ao entrar na rua, o fã já se depara com notas musicais espalhadas pelo chão.

Como chegar

A Casa de Cultura Roberto Carlos está localizada à Rua João de Deus Madureira, Nº 13, Bairro Recanto. Fica bem próximo ao centro da cidade. As músicas do Roberto são o som do ambiente. A entrada é gratuita.

Venha conhecer a casa do Rei

Foto: Sandra Santos

O local é limpo, simples e conservado, tudo muito bonito, reflete a humildade que a família enfrentou naqueles tempos. A rua toda “respira” a Roberto Carlos.
É um passeio interessante para conhecer onde viveu a família Braga com os filhos pequenos. A casa está bem conservada e ainda tem no quintal o cajueiro citado na música de Roberto Carlos relembrando a infância.

As escadas, a varanda de madeira, o fogão, o tanque antigo do lado externo da casa, instrumentos musicais, fotos da infância de Roberto Carlos e assoalho de madeira.

A simplicidade da casa, mostra as origens do homem que hoje é considerado o rei da música brasileira, da pobreza a fama e luxo. O encanto fica por conta da simplicidade, originalidade e autenticidade.

Uma boa Indicação é tirar uma foto na pracinha, com a estátua do cantor. Muito interessante aprender um pouco mais sobre a cultura desta cidade.

Filho de Terras Capixaba

Para todos que queiram viver um pouco da historia de vida de um grande Homem, que representa Cachoeiro de Itapemirim no Mundo inteiro, visitem Este pedaço da vida do Rei Roberto Carlos.

Tem quadros lindos que foram presentes de fãs, instrumentos musicais, curiosidades como a cópia da certidão do Rei.

ESCULTURA DO REI

Foto: Sandra Santos

No dia 18 de abril de 2015, a escultora Angela Borelli, doou para a cidade uma escultura de 1,72 metro do cantor Roberto Carlos.

Entretanto, o evento fez parte da programação da “Semana do Rei”, que comemorou, em 2015, os 74 anos do mais conhecido cantor cachoeirense.

A obra fica na praça Pedro Cuevas Júnior, no Corredor Cultural Roberto Carlos, no Centro da cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Assista o vídeo da Casa

Quem é fã visita

Foto: Sandra Santos

Primeiro de tudo, mais digno de nota é considerar que a Casa de Cultura traz um memorial da vida do cantor Roberto Carlos, homenageando em vida, que é uma coisa rara no país.

Alguns detalhes, mobílias, fotos levam a uma viagem pela vida do cantor.
Para quem é fã do Roberto Carlos, é um lugar de visitação obrigatória. É legal conhecer o lugar onde um dos maiores ícones da música nasceu e começou a crescer. É um legado para a cidade.

Vale pela questão cultural. Vale pela pessoa de Roberto Carlos.

Simples e acolhedora como as casas do verdadeiro interior. A casa e a terra do Rei são lugar de gente que gosta de acolher.

Foto: Sandra Santos

Vale a pena conhecer

Foto: Sandra Santos

Certamente vale a pena conhecer a Casa de Cultura Roberto Carlos.

A casa onde viveu o Rei Roberto Carlos é ponto turístico indispensável a quem visita Cachoeiro do Itapemirim. O espaço está bem conservado e os funcionários são muito atenciosos.

“Maravilhosa a maneira como elaboraram essa casa de cultura. Ele merecia isso”. – comenta o fã mineiro.

“Vale pela curiosidade de pisar onde o cantor passou sua infância” – comenta o fã carioca.

Para quem é fã do cantor e compositor Roberto Carlos, visitar a casa onde ele nasceu, na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, é parada obrigatória.

ONDE FICAR

No site  AIRBNB clicando AQUI você pode se acomodar no quarto Roberto Carlos de propriedade do Nilton. E ainda ganha desconto.

Para mais opções de hospedagem, leia o artigo: Onde se hospedar em Cachoeiro de Itapemirim.

Se você já visitou a Casa de Cultura do Roberto Carlos em Cachoeiro de Itapemirim-ES, comente o que sentiu nos comentários deste artigo.

Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *