Bom Jesus do Norte

O município de Bom Jesus do Norte fica a leste de Apiacá, a oeste de São José do Calçado, sul de Bom Jesus de Itabapoana-RJ e norte de Apiacá e São Jose do Calçado. Em estimativa com o IBGE a população em 2018 é de 9.910 pessoas.




O terreno onde hoje está Bom Jesus do Norte pertencia a Carlos Firmo e era parte do município de São José do Calçado. A partir de 1914, quando foi construída a estrada de ferro Itabapoana, a região se ligou às estações de Apiacá, Ponte Itabapoana e Santo Eduardo.

O município é constituído somente pela sede, não contando  com nenhum outro distrito.

Com esse início de movimentação comercial próximo à cidade fluminense de Bom Jesus de Itabapoana surgiu, o nome de Bom Jesus do Norte. Em seguida apareceram as primeiras casas e armazéns.

A 13 de dezembro de 1963, pela Lei nº 1.911, esse núcleo desmembra-se de São José do Calçado. Em 27 de março de 1963, Bom Jesus do Norte foi elevado à categoria de município.

A criação do município de Bom Jesus do Norte se deu através da Lei n.º 1.911, de 13 de dezembro de 1963 e teve sua instalação em 09 de Abril de 1964.

O processo de emancipação foi o fruto de movimentos contínuos da população, que almejava a autonomia político administrativa da antiga vila.

O município é banhado pela Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana, cujo principal rio é o Itabapoana, que serve de  limite entre os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Seus  afluentes, os ribeirões Barra Alegre e Boa Vista, são os principais responsáveis pela dissecação do relevo.

Código: SBND33044

O que visitar?

Cachoeira do Inferno

O atrativo situa-se numa área de difícil acesso, estando localizado próximo à Usina Mangaravite. A correnteza é bastante forte, em decorrência da elevada altitude do local.

Como Chegar?

Seguir de carro até a antiga Usina Mangaravite, depois seguir por caminhada durante aproximadamente 15 minutos até a cachoeira.

Matriz São Geraldo Magela

Localizada no centro da Cidade, a Igreja Matriz São Geraldo Magela possui em suas proximidades restaurantes, lanchonetes e praças.

Biblioteca Municipal Romeu Couto

O espaço era um antigo armazém, hoje todo reformado, e parte do acervo foi doado pelo curador da Biblioteca, o pesquisador Delton de Matos.

Do acervo total, que é de aproximadamente 20.000 livros, 7.000 já estão catalogados. Encontram-se à disposição dos usuários coleções raras, livros acadêmicos, revistas e publicações locais.

Praça São Geraldo

Localizada no centro da cidade, oferece área de lazer e banheiro. Na Praça encontra-se a estátua de São Geraldo, o Padroeiro de Bom Jesus de Norte.

Festas Locais

Festa de Emancipação do Município e Festa de São Geraldo, o Padroeiro da Cidade

As comemorações ocorrem na última semana de Abril na Praça São Geraldo, Centro, Bom Jesus do Norte – ES.

Conhece Bom Jesus do Norte? Comente o que achou da cidade.

O estado do Espírito Santo é lindo!




Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *