Aracruz

A 83km da capital do estado, encontra-se o município de Aracruz, um lugar agraciado pela natureza através de suas praias, rios, manguezais e da restinga, exuberantes.




O rico patrimônio cultural conta a história do local e de suas comunidades tradicionais. As tribos indígenas, assim como as bandas de congo, são legados importantes deixados pelos primeiros habitantes deste povoado que hoje reconhecemos como um dos principais destinos turísticos do Espírito Santo.

Na economia se destaca a indústria de celulose e as grandes áreas de plantio e, ou reflorestamento de eucalipto.

Uma das peculiaridades de Aracruz, as últimas aldeias indígenas do Espírito Santo estão localizadas neste município. Ao todo são seis distribuídas pelo seu território.

De acordo com registros históricos até o ano de 1556 somente os índios temiminós habitavam as terras do atual município de Aracruz, chefiados pelo cacique Maracaiá-Guaçu-gato grande do mato quando se iniciou o processo de catequização na antiga Aldeia Nova, hoje Santa Cruz.

Atualmente, o município conta com cerca de 1.400 índios, boa parte deles se dedicando agora à agricultura e ao artesanato, divididos entre as tribos tupiniquim e guarani em seis aldeias: Caieiras Velha, Irajá, Pau Brasil, Comboios, Tekoá Porá e Três Palmeiras.

À beira da Rodovia ES-10, a menos de 5km de Santa Cruz, os índios guaranis da aldeia de Tekoá Porã comercializam artesanatos típicos como: arcos, flechas, cocares e colares coloridos.

O município se subdivide na sede e distritos, onde alguns destes estão localizados na área litorânea e outros na Rodovia BR 101, fator facilitador para o turismo, pois Aracruz está no acesso aos demais municípios do Norte do estado e do Sul da Bahia.

A fim de melhor aproveitar estas oportunidades, o município dispõe de boa estrutura no sistema de hospedagem, de alimentação e de lazer e entreteniment6, o que o consolida como destino turístico, para o turismo social, também para o ecorturismo e o turismo histórico cultural.

Código: A36044

Praias de Aracruz

  • Praia do Gramuté
  • Praia da Concha
  • Praia do Sauê
  • Praia de Putiry
  • Praia de Mar Azul
  • Praia da Sauna
  • Praia dos Padres
  • Praia Formosa
  • Praia de Coqueiral
  • Praia dos Quinze
  • Praia da Barra do Sahy

Reserva Biológica de Comboios

A Reserva de Comboios é uma área representativa do ecossistema de restinga. Associada à Mata Atlântica, abriga várias espécies de animais e vegetais ameaçados de extinção e no local está instalada uma base do

Projeto Tamar, com tanques contendo várias espécies de tartarugas marinhas. O centro de visitantes de Comboios também conta com salas de exposição de vídeos, painéis auto-explicativos e no período de dezembro e fevereiro há soltura assistida de filhotes de tartarugas na praia.

Reserva Florestal “David Victor Farina”

A Reserva Biológica “David Victor Farina” é usada na exploração de serviços públicos de interesse da Administração, conforme Decreto Nº 6.043/95.

Festa de São Benedito

A festa de São Benedito tem caráter folclórico-religioso. Sua origem remonta ao naufrágio de um navio, que até hoje é simbolicamente puxado no cortejo que movimenta toda a comunidade.

O barco, carregado de escravos, naufragou na costa do Espírito Santo. Na hora do naufrágio, os escravos clamaram à Providência Divina e pediram ajuda a São Benedito. Para se protegerem das ondas, agarraram-se ao mastro do navio e sobreviveram. Daí nasceu o hábito da fincada do mastro durante a festa do congo.

No segundo domingo de dezembro, os devotos de São Benedito vão até a mata, lá escolhem o tronco de uma árvore que será transformado em mastro e, finalmente, irá reger a festa do congo do ano seguinte. A puxada do mastro, no dia 25 de dezembro, dá continuidade aos festejos, com a procissão de São Benedito. Logo após o ato religioso, muitos fiéis vão buscar a réplica do navio.

Sobre o barco vai o mastro de São Benedito. Após a procissão, o barco é deixado no mesmo lugar até o dia seguinte, onde acontece a fincada do mastro.

Conhece Aracruz? Comente sua experiência.




Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *