ALFREDO CHAVES: Terra da banana e do leite

Alfredo Chaves é destino certo para quem procura belas paisagens, aventura, aconchego e uma excelente gastronomia. Surpreenda-se com esta bela cidade serrana no sul do estado do Espírito Santo, situada entre o mar e as montanhas, que encanta pelas suas peculiaridades.





Opção não faltam para quem procura esportes de aventura, apreciar a natureza, curtir animadas festas, degustar pratos típicos com ingredientes locais e apreciar delicadas peças artesanais produzidas por habilidosas mãos alfredenses.

Ainda, Alfredo Chaves é referência para quem quer encantar-se com dezenas de cachoeiras entre verdes e refrescantes montanhas e se hospedar em pousadas aconchegantes.

Se já não bastava as lindas cachoeiras e paisagens, Alfredo Chaves oferece ainda o que há de melhor em esportes de aventura, como exemplo, o voo livre.

RAMPA DE VOO LIVRE

Localizada na zona rural, com altitude de 450 m, a rampa de voo livre de Alfredo Chaves é cada dia mais procurada por amantes do esporte. Praticantes do esporte confessam que a melhor época de voar é o ano inteiro.

Acesso: 85 km de Vitória e 12 km de Alfredo Chaves, desça a serra em direção à Vitória, pegue a BR-101, sentido Rio de Janeiro, passe a entrada de Guarapari e entre após 25 km para Alfredo Chaves.

A rampa está na localidade de Cachoeira Alta, que fica cerca de 3 km antes de Alfredo Chaves. Pegue estrada de terra à esquerda, seguindo a sinalização existente para chegar à rampa.

FESTAS

As festas acontecem de Janeiro a dezembro e fomentam o que há de melhor na cultura e na gastronomia, resgatando costumes e traduzindo emoções. São destaques a Festa da Banana e do Leite, Festitália, Natal Som e Luz, Festa da Uva e do Vinho, campeonatos esportivos de voo livre e motocross, Encontro de Violeiros, Festa de São Benedito, Carnaval, Baile de Aleluia, além das festas religiosas que são promovidas nas comunidades do interior.

Fuja da rotina do dia a dia e aproveite o melhor de Alfredo Chaves.

Durante a viagem conheça as Rotas Turísticas Rurais Caminho da Águas, Vale da Aventura e Sete Maravilhas e abuse de alegria, cultura e emoção encontradas neste pedacinho do estado do Espírito Santo.

HISTÓRIA

A história de Alfredo Chaves teve início quando D. Pedro II doou 500 ha de terra ao guarda de honra da corte, o português Augusto José Alvares da Silva, que a dividiu em cinco partes denominadas Sesmarias.

O primeiro grupo de imigrantes italianos que chegou ao município desembarcou em Benevente (Atual Anchieta) em 1877, e subiram o rio de mesmo nome a canoa até a altura da Sesmaria Quatinga, fundando ali o povoado de Alto Benevente, que mais tarde tornou-se vila, depois cidade, emancipando-se de Anchieta em 24 de janeiro de 1891.

O nome da cidade foi uma homenagem ao ministro da colonização, o engenheiro Alfredo Fernandes Rodrigues Chaves, que em 1871 ajudou na colonização das terras.

ROTAS TURÍSTICAS

Alfredo Chaves dispõe de três circuitos turísticos: Vale da Aventura, Caminho das Águas e Sete Maravilhas, que oferecem uma variada opção de lazer entre cachoeiras e vales.

Rapel, voo livre, caminhadas pelas matas, canoagem e rafting são algumas das atividades que têm como palco belas paisagens naturais.

O roteiro Sete Maravilhas convida você a conhecer esse novo destino que foi criado pensando na satisfação do seu lazer. São sete lugares providos de belezas naturais e construções encantadoras, comidas típicas e rica cultura. Venha conhecer e se encantar com as maravilhas de Alfredo Chaves.

O roteiro Caminho das Águas leva a tranquilidade e ao bucolismo da área rural. O circuito é uma combinação de cultura, hospitalidade, matas e belas cachoeiras, proporcionando momentos de contemplação da paisagem e da simplicidade da vida no campo.

O circuito Vale da Aventura oferece um passeio cheio de adrenalina, com diversas opções de esportes radicais. Ideal para os adeptos de aventura. O roteiro integra várias propriedades na área rural de Alfredo Chaves, onde são encontrados recursos necessários para a prática de modalidade como voo livre, rapel, escaladas e os passeios de caiaques.

Código: STj33kk44

SETE DISTRITOS DE ALFREDO CHAVES

Alfredo Chaves possui sete distritos que são eles:

Alfredo Chaves – SEDE – A sede é o distrito mais populoso, composto por comunidades urbanas e rurais. Nesse pedacinho alfredense é comum encontrar lindos vales, rios e várzeas, proporcionando a prática de esportes de aventura como o voo livre de parapente e asa delta na rampa de Cachoeira Alta, destino certo para a adrenalina e para os amantes da natureza.

Essa região, como em outros locais, é rica em cachoeiras e piscinas naturais que tornam-se lugares inesquecíveis.

Crubixá – A história do distrito está na produção de leite, mas hoje Cruxibá também produz cítricos. A fé está amplamente ligada aos traços culturais. A Igreja de São João, uma das mais antigas do município é orgulho dos moradores que promovem animadas festas. O distrito está repleto de corredeiras e belas cachoeiras.

Ibitirui – Em Ibitirui, a fé e a história se misturam formando um contexto de riqueza cultural. Na sede do distrito está a belíssima cachoeira Vovó Lúcia, uma das 7 maravilhas de Alfredo Chaves. Nessa região, além de outras cachoeiras é comum encontrar belas igrejas e um povo que trabalha cultivando a terra e cuidando de suas comunidades preservando a cultura deixada pelos seus ancestrais.





Matilde – Matilde é o roteiro Caminho das Águas, onde está localizada a cachoeira Engenheiro Reeve (Cachoeira de Matilde), propícia para o rapel. Desbravando a região é fácil perceber a abundância de cachoeiras formadas pelo rio Benevente e seus fluentes. Pousadas aconchegantes não faltam na região, que no frio do inverno e no clima gostoso do verão, recebem muitos visitantes.

A região contempla a vila bucólica de São Roque de Maravilha, Carolina e muitas outras comunidades, bem como a famosa Estação Ferroviária de Matilde e o encantado Túnel de Matilde.

Sagrada Família – A religião é um aspecto forte nesta região, assim como todo o município. Composto pelas comunidades de Rio Veado, Quinto Território e Independência, Sagrada Família, com arquitetura original, compõe o roteiro das Sete Maravilhas do município.

Ribeirão do Cristo – Distrito de Ribeirão do Cristo é formado por comunidades ligadas ao cultivo de hortaliças e flores. Suas tradições são marcantes e seu povo trabalhador mantém costumes que são vistos na arquitetura e no jeito de falar. Vales, cachoeiras e muita mata compõem a região.

São Bento de Ucrânia – O distrito é formado por diversas comunidades que vivem do cultivo de verduras, legumes e frutas. É um dos maiores produtores de verduras do estado, e o maior produtor de inhame do Brasil.

Sua cultura está ligada a descendência italiana e alemã. Uma das maiores tradições da região é a famosa Festa da Uva e do Vinho, que ocorre em fevereiro. Belezas naturais e rica fauna e flora enobrece o distrito.

Festa da Uva e do Vinho em São Bento de Ucrânia em 2019

A festa começa no dia 10 de fevereiro de 2019

Neste dia acontecem apresentações culturais como músicas italianas e cantores regionais também têm a oportunidade de apresentações.

Mas o concurso que elegerá o melhor vinho da região será um dos mais importantes itens da programação do domingo.

Além do vinho, os produtores rurais de São Bento de Urânia preparam doces, pães caseiros, geleias e outras iguarias do cardápio italiano.

Onde se hospedar:

Clique AQUI e saiba onde se hospedar

Venha Conhecer este pedaço do céu. Alfredo Chaves.





Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *