ALEGRE – Cidade Jardim

Alegre, a “cidade jardim”, se encontra no entorno do Caparaó. Em meio a relevância da Mata atlântica, ladeada por cachoeiras, corredeiras e pelas imponência da serra sagrada, localiza-se esta cidade que por ser bem cuidada, principalmente pela comunidade local, encanta a todos.




As belezas naturais, aliadas as tradições culturais e ao pequeno, porém funcional e organizado centro comercial e de serviços da cidade, possibilitam ao turista,o o contato com a natureza e o meio rural, vocações explícitas da “Serra do Caparaó”.

Ao mesmo tempo em que pode ter saciadas as necessidades do quotidiano urbano. O destino turístico, Alegre, além de abrigar atrativos consolidados como o FAMPA – Festival de Música Popular de Alegre (atualmente sem festejos) e a Cachoeira da Fumaça, também oferece uma gama de atrativos naturais e culturais que fazem da cidade um destino turístico para o ano todo, independente da estação ou de temporada.

Com 127 anos de emancipação política (06/01/2018) a cidade de Alegre que fica localizada no sul do estado do Espírito Santo é bastante conhecida pelas grandes cachoeiras existentes na região, atraindo muitos turistas.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 8 distritos: Alegre, Anutiba, Araraí, Café, Celina, Rive, Santa Angélica e São João do Norte. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.


Leia Também: Horários e Destinos de Ônibus Saindo de Alegre – ES


Aspectos Históricos

O povoamento da sede do município de Ale- gre inicia-se em princípios de 1820, com a vinda de famílias mineiras. Em 23 de julho de 1858, pela Lei nº 22, é criada a freguesia, sob a denominação de Nossa Senhora da Conceição do Alegre.

Em 4 de novembro de 1869, pela lei nº 7, o povoado recebe a de- nominação de Freguesia de Nossa Senhora da Penha do Alegre. Em 3 de abril de 1884 é elevado à categoria de município, pela Lei nº 18.

O Decreto 53, de 11 de novembro de 1890, cria novamente o município, desmem- brado de Cachoeiro de Itapemirim e eleva o povoado à categoria de vila. Em 6 de janeiro de 1891 são instalados oficialmente a vila e o município.

População estimada em 2017, conforme fonte do IBGE é de 32.146 pessoas.

Quem nasce no município de Alegre, cidade Jardim recebe nome gentílico de alegrense.

Trata-se de uma cidade universitária, pois possui as faculdades UFES; IFES e FAFI. E por conta dos vários universitários, a cidade ficou conhecida pelos festivais de músicas, considerado um dos melhores do país

Código: ST33kki44

Festival de Música

Desde 1980, ano da primeira edição, sucesso já era um sinônimo do Festival de Música Popular de Alegre, o FAMPA, hoje chamado apenas de Festival de Alegre.

Em princípio, o foco do Festival era revelar novos talentos. Era um evento com caráter universitário, com concursos de intérpretes e compositores e tinha o objetivo de divulgar a música popular.

Chegando a reunir cerca de 150 mil pessoas no município em algumas edições, o festival de música chegou a sua 27ª edição em 2015 (sua última realização).


Leia também: Cachoeiro de Itapemirim: capital secreta do mundo





Feriados e Datas Comemorativas Municipais

• Dia do Município – 06 de janeiro

• Dia da Padroeira Nossa Senhora da Penha – 15 de agosto

Localidade de Alegre: Cidade Jardim

Alegre fica a norte dos municípios de Ibitirama, Muniz Freire e Castelo; ao sul do município de Mimoso do Sul; a leste dos municípios de Jerônimo Monteiro e Cachoeiro de itapemirim; e a oeste dos municípios de Guaçui e São José do Calçado.

A distância do município de Alegre com a capital Vitória é de aproximadamente 203,8 km pela BR 101.


PONTOS TURÍSTICOS

Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça

Com uma queda de aproximadamente 140 metros, sendo um dos principais atrativos naturais da cidade.

Antiga Estação Ferroviária de Alegre

A edificação faz parte da história da estrada de ferro que cortava o município, transportando passageiros e cargas. Era local de embarque e desembarque, além de ser ponto de encontro de moradores locais.

Traz a inscrição ALEGRE em sua lateral e a cobertura frontal é sustentada por estrutura de ferro, original da construção em torno da década de 1920. Em Celina, distrito de Alegre, também há uma antiga estação.

Horto Municipal de Alegre

Também conhecido como “Laerth Paiva Gama”. São 27,6 hectares destinados para reflorestamento. O local é indicado para quem quer passear ao ar livre, pois é bem arborizado e possui várias nascentes de rios.

ONDE FICAR EM ALEGRE

Hospede-se com Airbnb e Ganhe Desconto na Primeira Hospedagem
  • Hotel Lews

Endereço: Tv. Nestor Gomes, 68 – Vl do Sul. Telefone: (28) 3552-1442

  • Alegre Palace Hotel

Endereço: R. Fortunato Paula Campos, 46 – Centro. Telefone: (28) 3552-2382

  • Cidade Hotel

Endereço: Rodovia ES-482, s/n – Pavuna. Telefone: (28) 3552-2122

  • Hotel Progresso

Endereço: Praça Ruy Barbosa, 30 – Centro. Telefone: (28) 3552-2237.

Venha conhecer a belíssima cidade de Alegre!




Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *