ÁGUA DOCE DO NORTE

O atual município de Água Doce do Norte foi fundado como distrito no dia 22 de outubro de 1949, em território doado pelo fazendeiro Domingos Marculino, que, de acordo com a vontade popular, teria emprestado seu nome à localidade.

Mas acabou prevalecendo denominação ligada ao hábito daqueles moradores de se servirem de um cafezinho tão ralo que se assemelhava a água doce.

O desenvolvimento tão rápido deveu-se ao fato de a localidade ter sua economia concentrada na cultura do café em fase áurea desse produto.

A população estimada para o ano de 2017 pelo IBGE é de 11.893 pessoas.

Quem nasce neste distrito é chamado de água docense.

Localizado na região Noroeste do estado do Espírito Santo, o município de Água Doce do Norte fica localizado a 270 km da capital.

A povoação de Água Doce do Norte, então pertencente ao município de Barra de São Francisco, foi criada em 11 de outubro de 1949, recebendo o status de distrito em 1931.

Em 6 de maio de 1988, por meio da Lei nº 4066, o município foi desmembrado do de Barra de São Francisco e instalado em 1º de janeiro de 1989.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído de 5 distritos: Água Doce do Norte, Governador Lacerda de Aguiar, Santa Luzia do Azul, Santo Agostinho e Vila Nelita.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.

O aniversário da cidade (emancipação político) é de 10 de maio.

Água Doce do Norte possui diversas cadeias de montanhas ricas em granito, que formam cachoeiras e praias fluviais ao se juntarem com o Rio Preto. Destaque para a Praia do Rio Preto, localizada a 12km da sede, a praia de água doce atrai diversos turistas e locais.

Código: D30944

COMO CHEGAR

ES – 080

Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *