23 Cachoeiras Belíssimas para Conhecer em Afonso Claudio

São tantas as opções de cachoeiras que possivelmente não dá tempo de conhecer todas em apenas um dia ou mesmo uma semana. Afonso Claudio é um local conhecido como “A Cidade das Cachoeiras”.

Localizado a 138 km de Vitória, o município de Afonso Cláudio, o maior da região serrana do Espírito Santo.




O símbolo turístico mais conhecido do local e um dos lugares mais bonitos de Afonso Claudio é a Pedra dos Três Pontões, com 1.100m de altitude, além de bastante procurada pelos trilheiros, é ponto de salto de vôo livre.

Mas as cachoeiras. Ahhhh!!! As cachoeiras!!! São uma beleza à parte para conhecer.


Conheça Melhor a Cidade no Artigo: Afonso Claudio: Cidade das Cachoeiras


Vamos destacar cada uma delas aqui neste artigo.

#01 – Cachoeira do Rancho

Cachoeira com águas límpidas, propensa a banho, ladeada por remanesceste de Mata Atlântica. O local remete tranqüilidade e propicia a prática de esportes radicais, como rapel.

Como Chegar: aproximadamente 2Km do Centro da cidade. Saindo de Afonso Claudio, dirigir-se em direção ao bairro Leni Alves de Lima. Pedir informação na localidade.

Fotos das Cachoeiras an PÁGINA DO FACEBOOK

#02 – Cachoeira do Carnieli

A cachoeira tem como atrativo principal as águas límpidas, boas para banho. Oferece áreas com sombra e propicia a prática de esportes radicais, como rapel.

Como Chegar: aproximadamente 3Km da Sede. Saindo da Sede, dirigir-se em direção ao Bairro da Grama. Pedir informação na localidade.

Fotos das Cachoeiras an PÁGINA DO FACEBOOK

#03 – Cachoeira Eco Estação

A cachoeira oferece área boa para camping e propicia a prática de esportes radicais, como rapel e uma pequena tirolesa. Pode-se pescar e tomar banho em suas águas.

Como Chegar: aproximadamente 8Km da sede. Saindo da sede, dirigir-se em direção a localidade de Rio do Peixe. Pedir informação na localidade.

Fotos das Cachoeiras an PÁGINA DO FACEBOOK

#04 – Cachoeira Exótica

Esta cachoeira está localizada em uma região de bela paisagem, com remanescentes de Mata Atlântica. Suas águas são límpidas e permitem o banho. Propicia a prática de esportes radicais, como rapel.

Como Chegar: aproximadamente 9Km da cidade. Saindo de Afonso Claudio, dirigir-se em direção ao Distrito de Pontões. Pedir informação na localidade.

#05 – Cachoeira do Édem

Cachoeira em local quase intocado, com águas límpidas. Apresenta remanescentes de Mata Atlântica, e propicia a prática de esportes radicais, como rapel.

Como Chegar: aproximadamente 16Km da sede. Saindo da Sede, dirigir-se à localidade de São Vicente do Firme. Pedir informação na localidade.

Fotos das Cachoeiras an PÁGINA DO FACEBOOK

#06 – Cachoeira Sr. Davi

Cachoeira com águas boas para banho, ladeada por remanesceste de Mata Atlântica. Um local que remete à tranqüilidade e propicia a prática de esportes radicais, como rapel.

Como Chegar: aproximadamente 18Km da cidade (Sede). Saindo da Sede, seguir em direção ao Distrito de São Francisco. Pedir informações na localidade.

Fotos das Cachoeiras an PÁGINA DO FACEBOOK

#07 – Cachoeira Radical

No caminho para esta cachoeira e possível visualizar o formato das pedras que formam a paisagem, de rara beleza. É propensa para banho e ladeada por remanesceste de Mata Atlântica. Há possibilidade para a prática de esportes radicais, como rapel.

Como Chegar: aproximadamente 16Km do município. Seguir no sentido Afonso Cláudio x BR 262. No km 12 entrar à esquerda. Em Pontões, solicitar informações no povoado.

Fotos das Cachoeiras an PÁGINA DO FACEBOOK

#08 – Cachoeira de Pontões

Cachoeira com águas límpidas e paisagem quase intocada, propensa a banho e com áreas de sombra em meio às matas nativas. Propicia a prática de esportes radicais, como rapel.

Como Chegar: aproximadamente 16Km do município. Seguir no sentido Afonso Cláudio x BR 262. No km 12 entrar à esquerda. Em Pontões, solicitar informações no povoado.

Fotos das Cachoeiras an PÁGINA DO FACEBOOK

#09 – Cachoeira Tubarão da Lagoa

Localizada na região de Pontões, onde os aspectos da paisagem impressionam. Apresenta águas límpidas, ideais para banho, com remanesceste de Mata Atlântica. Propicia a prática de esportes radicais, como rapel.

Como Chegar: aproximadamente 17Km da Sede. No sentido Sede x Serra Pelada, seguir pelo km 16. Pedir maiores informações no povoado.

Fotos das Cachoeiras an PÁGINA DO FACEBOOK

#10 – Cachoeira Fazenda Guandu

A cachoeira apresenta condições ideais para banho, com águas límpidas. Nas proximidades há remanescentes de Mata Atlântica local. Há possibilidade para a prática de esportes radicais, como rapel.

A queda d água principal tem uma precipitação de mais ou menos 100 metros, formando no final uma piscina natural de pouca profundidade, apropriada para banho. Após a primeira queda, existe outras de menor tamanho, que formam um conjunto extenso. Chegando a ter uns 200 metros aproximadamente, proporcionando uma visão muito bonita para quem esta perto, como também para quem a vê da Rodovia.

Atrás da sua queda principal há uma gruta na qual alguns já se aventuraram a entrar, sendo sempre um desafio para os visitantes.

Como Chegar: aproximadamente 18Km da cidade. Chegando em Afonso Cláudio, no km 23, tomar o acesso à Fazenda Guandu.

Fotos das Cachoeiras an PÁGINA DO FACEBOOK

#11 – Cachoeira Km 18

Cachoeira com águas límpidas e boas para banho. Entorno formado por remanesceste de Mata Atlântica, próximo a propriedade particular. Propicia a prática de esportes radicais, como rapel.

Como Chegar: aproximadamente 18Km da cidade. Saindo da Sede, dirigir-se ao Distrito de São Francisco, seguindo até a propriedade do Sr Davi Alves.




#12 – Cachoeira Fio de Ouro

Local de matas virgens e águas límpidas. É uma cachoeira que escorre por entre pedras, ladeada por remanesceste de Mata Atlântica. É um local que remete à tranqüilidade e propícia a prática de esportes radicais como rapel.

É uma queda d água com volume de água intenso, formando uma piscina natural apropriada para banhos e recreação. Próximo à piscina natural há uma extensão de terra com grama nativa, podendo ser usada tanto para camping, quanto para banhos de sol ou piqueniques.

Como Chegar: aproximadamente 19Km de distância do Centro da cidade de Afonso Claudio (Sede). Saindo da Sede, seguir até o Distrito de Serra Pelada. Pedir informações no povoado.

Fotos das Cachoeiras an PÁGINA DO FACEBOOK

#13 – Cachoeira Rio da Cobra

Cachoeira com águas límpidas, propensa a banho, ladeada por remanesceste de Mata Atlântica. No caminho percebe-se a paisagem da região com suas pedras em belos formatos. Propicia a prática de esportes radicais como tirolesa.

As quedas d águas dessa cachoeira são pequenas, mas em grande número, e com um volume intenso de água formando corredeiras e piscinas naturais para banhos e recreação. Saindo da mata que a protege, os freqüentadores improvisaram um trampolim de madeira para saltos até o meio de uma das piscinas, com 3 tirolesas.

No último espaço mais baixo apropriado para banho, há lugares para camping, jogo de futebol, banho de sol e recreações variadas, na parte alta da cachoeira existe um local amplo utilizado como estacionamento.

Como Chegar: aproximadamente 20Km de distância da Sede. Saindo da Sede, dirigir-se a Cachoeira dos Pontões. Em seguida, continuar até a Fazenda Guandu, indo até ao atrativo.

#14 – Cachoeira Dona Minta

Cachoeira que segue em curso lento e escorre entre pedras. Apresenta águas límpidas, é ideal para banho. Ladeada por remanesceste de Mata Atlântica local. Ideal ainda para descansar ou para a prática de esportes radicais como rapel.

Como Chegar: aproximadamente 20Km da Sede. Antes da localidade de São Francisco, entrar a esquerda próximo à Cachoeira do Davi, seguindo aproximadamente 20km.

Fotos das Cachoeiras an PÁGINA DO FACEBOOK

#15 – Cachoeira Beira Rio

Passando por entre propriedades particulares, a cachoeira tem águas límpidas e condições para banho. Apresenta remanescentes de Mata Atlântica e possibilidade para a prática de esportes radicais, como rapel.

Como Chegar: aproximadamente 25Km do Centro de Afonso Claudio. Seguindo no sentido Sede x São Francisco, entrar a esquerda da Cachoeira do Davi, aproximadamente 5km.

#16 – Cachoeira dos Monos

Intenso volume de água, muito limpa, com 2 quedas d água, sendo que a sua principal apresenta uma precipitação de uns 50 metros.

Piscina natural na sua base apropriada para banhos, com acesso fácil. A cachoeira situa-se a beira da estrada numa curva acentuada de uma estrada estreita, que liga Brejaubinha a Piracema.

O barulho ensurdecedor e a intensidade das águas proporcionam uma paisagem deslumbrante, pois estas atravessam uma pequena ponte de madeira na estrada por alguns quilômetros.

A estrada é de barro, ficando intransitável na época das chuvas intensas, principalmente por esta ser uma região muito alta, com várias ladeiras íngremes. Por ser quase totalmente encoberta pela mata, essa cachoeira não é vista com facilidade por quem passa pela estrada, ao redor há muita mata nativa e pasto.

Como Chegar: aproximadamente 23Km de distância do Centro do município. Saindo da Sede, seguir no sentido à Piracema. Logo após a localidade, seguir até São Bento. Pedir informações complementares em Piracema.


Leia Também: Venda Nova do Imigrante, Belezas Encantadoras


#17 – Cachoeira Bonita

Cachoeira formada pelo Rio Guandu, com queda pequena, mas que impressiona e proporciona um bonito espetáculo pelo volume d água, principalmente para quem está saindo da cidade, pois a visualiza de frente, numa curva acentuada.  Depois da queda principal, a cachoeira bastante pedregosa vai se tornando uma corredeira, seguindo seu curso para a área urbana.

O acesso é o mesmo para se chegar ao Alambique de Cachaça Artesanal, numa ladeira íngreme de barro intransitável em épocas de chuvas torrenciais.

Como Chegar: aproximadamente 5Km de distância da cidade. situa-se à margem direita da Rodovia Estadual que liga a BR-262 a Afonso Cláudio, acesso não pavimentado de aproximadamente 30 metros.

Fotos das Cachoeiras an PÁGINA DO FACEBOOK

#18 – Cachoeira Barra do Empossadinho

Formada pelo Rio Empossadinho, do qual traz o nome, esta cachoeira é formada pela junção de duas pedreiras de 300 a 350 metros de altura, sem vegetação no alto e no corpo das formações rochosas.

Existem duas piscinas naturais de pequena profundidade, apropriadas para banhos antes da precipitação da sua queda d água principal, a qual tem em torno de cem metros.

Abaixo da principal queda existe outra piscina natural maior, escondida por uma pequena floresta, a partir da qual visualiza-se outras quedas menores.

Localizada na propriedade do Sr. Ernesto Schaffer, pouco conhecida e visitada, esta é uma cachoeira de rara beleza.

O acesso à cachoeira pode ser feito de carro até 1km antes do início da mesma, em estrada estreita e de conservação regular. A partir daí, o trajeto é feito a pé, sempre tomando bastante cuidado nas partes altas, evitando-se deslizar para a região pedregosa.

Cercada de fazendas e plantações de café e outras culturas é dela que se utiliza à água para irrigar as plantações ao redor. Logo na chegada tem-se uma visão deslumbrante, com águas claras e de volume intenso.

Por estar em propriedade particular, a visitação é concedida para passar o dia.

Distante da Sede do Distrito de Serra Pelada, a 5km em estrada estreita não pavimentada, de acesso prejudicado em épocas de chuvas intensas, e a 16km da Sede do Município.


Leia Também: Rota da Cachaça no Espírito Santo


#19 – Cachoeira do Rio São Domingos Grande

Cachoeira larga apresentando quedas e precipitações pequenas e cascatas volumosas. Área pedregosa, em alguns lugares escorregadia, mas propícia para pesca e banhos. As espécies de maior fartura no local são piau, traíra e bagre. Ao lado esquerdo da Cachoeira existe uma mata nativa quase que intacta.

Como Chegar: aproximadamente 19Km da cidade. Às margens da estrada não pavimentada, com muitas curvas, subidas e descidas íngremes que liga Afonso Cláudio a Ibicaba, ao lado esquerdo.

#20 – Cachoeira de Ibicaba

Famosa no Município, impressiona pelo volume de água, quantidade e força, tendo sua queda principal uma precipitação de 150 metros, formando na sua base uma enorme piscina natural, apropriada para banhos e recreação.

O acesso pode ser feito de carro até bem próximo da base da cachoeira, o restante do trajeto é feito a pé. Da estrada que liga Ibicaba até a Vila de São Jorge, uma região de ladeiras íngremes, acompanha-se bem de perto a correnteza para formação dessa cachoeira chegando-se bem perto do local onde se inicia a queda dágua principal. É uma visão fantástica, um barulho ensurdecedor e mata nativa que envolve a cachoeira dos dois lados.

Como Chegar: aproximadamente 24Km da Sede. A 300m da Sede de Ibicaba. O acesso pode ser feito de carro até bem próximo da base da cachoeira, o restante do trajeto é feito a pé.

Fotos das Cachoeiras an PÁGINA DO FACEBOOK

#21 – Cachoeira Boa Vista

Sua queda maior precipita-se a 200 metros de altitude, proporcionando aos visitantes uma visão exuberante. Na base da cachoeira forma-se uma piscina natural enorme, apropriada para banhos. Ao redor dos cafezais há matas nativas, formando um cenário ainda mais bonito, quando baixa a cerração constante na Vila de Pontões, devido a altitude local que chega a alcançar até 1200 metros, formada pelo Córrego Boa Sorte.

 A cachoeira já foi fonte de energia para toda a Vila. Ás margens de suas caudalosas corredeiras, encontra-se ainda hoje a casa onde foi instalado o primeiro gerador de energia, trazido para a Vila por 3 juntas de bois, para fazer funcionar a primeira máquina de café, também instalada nessa casa.

Como Chegar: aproximadamente 28Km da Sede. O acesso a esta cachoeira é feito a partir da Vila Pontões, por estrada não pavimentada, de conservação regular, entre plantações de café da propriedade da família Zambom, chegando-se de carro até as proximidades da base e o restante do trajeto é feito a pé.


Leia Também: Santa Leopoldina: Sete Cachoeiras Belíssimas para Conhecer


#22 – Cachoeira de Santa Luzia

É a mais famosa, visitada e freqüentada cachoeira do Município.

Distante a 3km de Afonso Cláudio, localiza-se na fazenda da Família Breda, cachoeira com volume intenso de água, bastante pedregosa, tendo em sua queda principal uma precipitação de aproximadamente 70m de queda. O acesso até a principal queda é dificultoso, devido ao grande número de pedras escorregadias.

Local para banho nessa cachoeira, somente na área das corredeiras, pois nos demais lugares não há acesso regular, tornando o caminho perigoso em algumas partes.

Muito bonita, localizada numa área com bastante vegetação ao redor e muito espaço para pastagens.

O acesso da estrada a cachoeira é feito passando-se pela fazenda da Família Breda, no curral mais precisamente, podendo-se chegar de carro até bem próximo desta, tendo grandes áreas de estacionamento, campo de grama natural para jogos de futebol ou para banhos de sol, muito freqüentada pelos moradores do Município e também turistas que se encantam com tanta beleza.

A cachoeira é vertente do Rio do Peixe.

#23 – Cachoeira Sem Nome

Forma outras três cachoeiras de tamanhos entre médio e pequeno, muito bonitas, volume de água intenso e ensurdecedor, formando precipitações altas, corredeiras, mas difíceis de serem vistas na sua totalidade, pois a mata nativa ao redor é compacta e nas proximidades não há caminho que leve até bem perto destas, propícia para pesca na região das corredeiras.

Essas cachoeiras desconhecidas parecem ainda não ter nome próprio na região.

Como Chegar: partindo da Sede do município, seguir para o Distrito de Ibicaba que fica a 27km.

UAU!!!! Gostaram de saber que em Afonso Claudio existe tantas cachoeiras? Conhece alguma delas ou outras que não foram citadas neste artigo? Compartilhe conosco, comentando neste post.




Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *