ANCHIETA

A cidade de Anchieta está localizada no sul do Estado do Espírito Santo a cerca de 89 quilômetros da capital Vitória. Com uma área territorial de aproximadamente 420 km², o município faz divisa com Guarapari, Alfredo Chaves, Piúma, e Iconha.




O nome Anchieta é uma homenagem ao Padre José de Anchieta, espanhol, nascido em 19 de Março de 1534, nas Ilhas Canárias, ingressou na Companhia de Jesus com apenas 17 anos.


Leia Também: José de Anchieta, Apóstolo do Estado do Espírito Santo


Pouco mais tarde acompanhando a comitiva do 2° Governador Geral, Duarte Costa, veio para o Brasil e viveu boa parte de sua vida nessa localidade. O Padre José de Anchieta foi canonizado pelo Papa Francisco em abril de 2014.

Com uma riquíssima herança histórica, além de belas praias, lagoas, falésias e rios adornados por um riquíssimo manguezal, o município de Anchieta tem todos os atributos necessários para um desenvolvimento ainda maior neste segmento.

A cidade oferece passeio de barco pelo Rio Benevente com direito a contemplar o belo manguezal e as revoadas das garças indo até as ruínas dos jesuítas.

O barco passa pelas ilhas das Garças e dos Papagaios, repletas de ninhais, e por uma fazenda de mexilhões e sururus. Há paradas para mergulhos e visita a uma área com curiosas ruínas do século 16 – provavelmente de uma antiga salina. O passeio dura 3h30 e é bom levar água e lanche.

Passos de Anchieta

Os Passos de Anchieta é o nome do roteiro que caminhantes de várias localidades percorrem todos os anos com intuito de manter a tradição dos passos percorrida pelo Padre Anchieta nos seus deslocamentos de Anchieta a Vitória onde cuidava do Colégio de São Tiago.

A rota percorrida é uma das primeiras das Américas e a primeira do Brasil. Muito parecido com os famosos caminhos de Santiago de Compostela (Espanha); a trilha da Terra Santa (Jerusalém); e a de Roma (Itália).

Durante a caminhada coletiva oficial, o percurso é realizado em quatro dias. Mais informações sobre os Passos de Anchieta no site da ONG ABAPA – Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta.

Praias de Anchieta

O município possui aproximadamente 30Km de extensão litorânea, de configuração variada e recortado por enseadas, cabos, falésias e manguezais, os quais enriquecem sua paisagem, abrangendo 23 praias.

  1. Praia Central
  2. Praia do Balneário de Iriri
  3. Praia de Maimba ou Mãe-Bá
  4. Praia do Além
  5. Praia Ponta de Ubu
  6. Praia de Ubu
  7. Praia de Parati
  8. Praia Boca da Baleia
  9. Praia de Guanabara
  10. Praia da Baleia
  11. Praia dos Castelhanos
  12. Praia de Porto Velho
  13. Praia de Anchieta
  14. Praia de Quitiba
  15. Praia do Coqueiro
  16. Praia do Balanço
  17. Praia do Marvila
  18. Praia de Inhaúma
  19. Praia de Santa Helena
  20. Praia dos Namorados
  21. Praia da Costa Azul
  22. Praia da Areia Preta
  23. Praia Gorda ou Ponta do Aghá



A Praia Central de Anchieta possui cerca de 3,5 Km de extensão e devido ao encontro com o Rio Benevente, possui águas e areias são escuras de cor marrom e batida, porem as águas são turvas e calmas.

As areias firmes são boas para práticas esportivas e caminhadas. A iluminação noturna permite práticas esportivas noturnas, inclusive caminhadas. Na praia está o monumento a José de Anchieta, considerado um dos pilares da civilização brasileira.

As lendas em torno do santo dizem que ele escreveu poemas e fez curas milagrosas nessa praia, e que se reunia ali, em torno de fogueiras, para encenar peças teatrais, declamar poesias e cantar junto com os índios puris, na primeira versão de luau que se tem notícia em terras brasileiras.

As praias de Anchieta são  muito procuradas para a pesca de siri, ostra, camarão, sururu e também para práticas esportivas como futebol de areia e vôlei de praia.

A alguns quilômetros mar adentro se pode apreciar o cultivo de mexilhão nas fazendas marinhas. Na avenida Beira Mar você encontra restaurantes com gastronomia típica capixaba.

Curiosidades

Mãe Bá é a primeira localidade do município de Anchieta via Rodovia do Sol, no sentido VitóriaXAnchieta.

Possui extensão de aproximadamente 5 km e fica a 18 Km da Sede.

Seu nome é de origem tupi-guarani, os primeiros colonizadores da região, e significa “olhos distantes”.

Diz a lenda que uma índia curandeira de nome Bá, morreu afogada na lagoa que contorna a localidade, seu corpo foi retirado da lagoa e cremado pelos índios e suas cinzas foram jogadas na lagoa, o que originou o nome do local.

Distâncias

  • Vitória: 89 km – acesso pela ES-060
  • Guarapari: 27 km – acesso pela ES-060
  • Rio de Janeiro: 457 km – acesso pela BR-101
  • Belo Horizonte: 579 km – acesso pela BR-262

Onde Ficar

Sempre procure localidades para ficar com o AIRBNB clicando AQUI e ganhe desconto na primeira estadia.

ANCHIETA, UMA CIDADE LINDA E ACOLHEDORA.




Sandra Santos

O site girocapixaba.com é a concretização de um sonho, onde o foco é o turismo do estado do Espírito Santo. Não me canso de dizer: "O Estado do Espírito Santo é Lindo!"

Website: http://sandrasantos.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *